Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após mais um passeio, Siqueira diz estar otimista com participação em Assembleia do BID

Noticias Relacionadas

A participação do Tocantins na Assembleia Anual dos Governadores do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Montevidéu, no Uruguai, trará “bons frutos”, é o que acha, o governador Siqueira Campos. “Agora, temos de trabalhar ainda mais nesses projetos para que possamos colher os bons frutos dessa participação, que já é tradicional. E os nossos secretários que aqui estiveram e os demais envolvidos nos temas discutidos terão a incumbência de atuar nesse sentido”, comentou Siqueira Campos aos demais membros da comitiva, ao retornar ao Brasil nesta segunda-feira, 19.

A partir de agora, os secretários da Representação em Brasília, Flávio Peixoto, e da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, vão comunicar aos demais integrantes do Governo as iniciativas necessárias para executar as ações planejadas após a série de reuniões e tratativas com diversas autoridades, entre elas nacionais e internacionais durante a estadia de três dias no Uruguai. Nesse período, Siqueira Campos e sua equipe participaram de audiência com importantes executivos do BID, empresários e dirigentes de instituições financeiras, como a Jica – Japan International Cooperation Agency e JBIC – Banco do Japão para Cooperação Internacional.

E, no seu retorno ao Brasil, o Governador fez questão de ressaltar a importância de aproximação ainda maior com as instituições e autoridades japonesas. “Saímos do Uruguai com nossa relação com o Japão ainda mais fortalecida. E as instituições japonesas, as autoridades e seus empresários têm um papel fundamental para promover ações que vão melhorar sensivelmente a condição de vida dos tocantinenses”, declarou.

Entre as propostas, estão duas consideradas as maiores apostas do Estado junto ao BID e os bancos japoneses: o Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins e o Profisco – Projeto de Modernização Fiscal do Estado do Tocantins, que preveem recursos na ordem de mais de US$ 200 milhões (cerca de R$ 365 mi) para infraestrutura e modernização da gestão pública. “São projetos e ações que têm a finalidade de contribuir com o desenvolvimento do Estado, gerando riqueza, emprego e renda para todos.”

Outra expectativa positiva é em relação ao incremento das ações da Caixa Econômica Federal no Estado e ações voltadas à agricultura e turismo. No Uruguai, Siqueira Campos e os seus secretários tiveram um almoço com o vice-presidente do banco, Paulo Roberto dos Santos, que assegurou recursos para habitação e também serviços de infraestrutura. Dois dos grandes potenciais do Tocantins, o turismo e a agropecuária, também foram discutidos. O embaixador do Brasil no Uruguai, embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza-Gomes, fez questão de manter contato com a comitiva e abordou propostas que poderão ser viabilizadas, inclusive com convites de representantes do Governo voltarem ao país para aprofundar os debates.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias