A Gerência da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (APA Xingu) participou, em São Félix do Xingu, sudeste paraense, da 1º Oficina de apresentação do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) do projeto Pacto para Redução do Desmatamento, realizada em São Félix do Xingu. Desenvolvido desde 2011, o Pacto está previsto para ser concluído em 2014.
Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o encontro buscou nivelar os conceitos básicos do sistema e apresentar a cadeia de impactos e possíveis indicadores. Com ampla inserção na APA Xingu, o projeto apóia, entre outras ações, a adesão de proprietários rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e desenvolve experiências de recuperação de áreas degradadas em comunidades de agricultura familiar.
Na ocasião, também foi firmado um acordo entre o MMA e a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX) para desenvolver projetos pilotos de recuperação de áreas degradadas em aproximadamente 30 propriedades rurais. Todas praticam agricultura familiar no município, incluindo famílias residentes na APA.
Os projetos terão 18 meses de duração e farão a capacitação dos agricultores em produção de mudas, formação de viveiros florestais, preparo de área, plantio e monitoramento da restauração florestal. Os resultados servirão de subsídio para as metas do Pacto para Redução do Desmatamento e, principalmente, para a elaboração do Plano Municipal de Recuperação de Áreas Degradadas.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semmas) e teve a participação de representantes do Departamento de Zoneamento Territorial (DZT/MMA), da Coordenadora Nacional de Projetos (CNP/MMA), da Coordenadora de Projetos da ADAFAX, de agricultores familiares, membros da sociedade civil e do poder público. (Káthia Oliveira)




