Cerca de 400 mil estudantes da rede pública estadual de ensino iniciam o ano letivo de 2013 nesta segunda-feira (18). As aulas começam para os alunos matriculados em todos os níveis e modalidades: Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e escolas de Educação Tecnológica e Profissional, das 1.200 escolas estaduais em funcionamento no Pará.
A partir deste ano, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), dará um grande passo para impulsionar a educação básica, com o Pacto pela Educação, um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil (fundações e demais organizações sociais), da iniciativa privada e organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação, aumentando em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis – Fundamental I e II e Ensino Médio -, no período de cinco anos.
O Pacto quer proporcionar ao aluno um ambiente agradável, visando melhorar o rendimento escolar. Para isso, desde 2011 cerca de 200 escolas passaram, ou estão passando, por reformas e adequações. Também já foram iniciadas as licitações para outras 400 obras, previstas pelo programa Mais Saber.
O investimento, incluindo reformas, construções de novas escolas, ampliações, cobertura e construção de quadras poliesportivas, chega a R$ 350 milhões.
Todas as escolas que passaram por melhorias na rede física também receberam mobiliários novos. Somente em 2012, a Seduc entregou 88 mil carteiras escolares, além de conjuntos de mesa e cadeiras para professor, quadros magnéticos e conjuntos de mesa para as bibliotecas. Para o 1º semestre de 2013 está prevista a entrega de mais 40 mil carteiras.
Merenda
A Seduc vem melhorando também a merenda escolar. Desde o ano passado, os alunos recebem diariamente na alimentação proteínas de alto valor nutritivo, como carne moída, filé de peixe e peito de frango, que são servidos com arroz, feijão e macarrão. As frutas também fazem parte do cardápio, e são servidas como sobremesa. Além das proteínas, a merenda tem laticínios, como iogurtes e mingaus, e produtos da agricultura familiar (polpas de frutas).
Para armazenar a alimentação de maneira correta, e evitar o desperdício, foram entregues freezers a cada instituição de ensino.
Para garantir a locomoção dos alunos e sua frequência às aulas, o governo investiu cerca de R$ 20,4 milhões na aquisição de 146 ônibus escolares, distribuídos para 87 municípios no final do ano passado. Novas entregas acontecerão ao longo de 2013. (Fabiana Batista)




