
Após cerca de 16 meses encaixotado e sem uso, em uma sala do Hospital Municipal de Ananás e muitas cobranças por parte da população, o aparelho de Raio-X, pode iniciar o funcionamento nos próximos meses. Isso se a gestão Valber Saraiva (DS), cumprir o que prometeu.
Por meio de sua assessoria, Valber explicou que a sala destinada para instalação do aparelho, necessita de várias adequações, para se enquadrar nas normas de proteção radiológica e técnica, como: proteção com argamassa baritada, melhorias na parte elétrica, aquisição de processadora de filme Raio-X e instalação especializada.
“Considerando que o processo de implantação do Aparelho de Raio-X, requer todo um processo que envolve, mudanças físicas na sala, bem como equipamentos elétricos de alto custo, e contratação de empresas especializadas para instalação e calibração do aparelho, deve ser levado em consideração que o processo é extremamente delicado, pois trata-se de um aparelho que trabalha com radiação, onde pode ocasionar problemas de saúde dos profissionais e pacientes, mas é importante ressaltar que a gestão está empenhada em resolver o mais breve possível essa situação e informamos que durante esse tempo nenhum paciente deixou de ser atendido com procedimento radiológico”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Neto Fernandes da Silva.
O gestor disse ainda que todos os pacientes que necessitam desse tipo de exame estão sendo encaminhados para Xambioá ou Araguaína e que a Secretaria Municipal de Saúde estaria prestando todos o apoio necessário para transporte dos pacientes. “Qualquer cidadão que necessite dos serviços de radiografia poderá procurar a Secretaria para fazer a regulação no sistema e com isso ser atendido com o serviço. Finalizo reiterando nossos esforços para colocar em pleno funcionamento no prazo médio de 90 dias”, garantiu.




