A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), por meio da Superintendência Estadual no Tocantins (SUEST-TO), iniciou nesta segunda-feira, 1, e se estende até sexta-feira, 5, em Ananás, um treinamento básico de controle da qualidade da água para consumo humano. Com objetivo de capacitar profissionais que atuam ou venha atuar no monitoramento e manutenção da qualidade da água para consumo humano em sistemas ou soluções alternativas de abastecimento de água nos municípios.
O treinamento acontece no auditório da Prefeitura Municipal e contará com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e técnicos dos 14 municípios tocantinenses que possuem serviços sistemas de abastecimento de água autônomo.
O evento é promovido pelo Serviço de Serviço Ambiental/Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano da SUEST-TO e ministrado pelos técnicos do Controle da Qualidade da Água da Superintendência do Pará.
A universalização do serviço de abastecimento de água é uma das grandes metas para os países em desenvolvimento, por ser o acesso à água, em quantidade qualidade, essencial para reduzir os riscos à saúde.
A FUNASA, por meio do Programa de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano, busca beneficiar municípios com apoio técnico e financeiro, objetivando a redução das morbimortalidades por doenças relacionadas à água.
O Programa prioriza ações em municípios com dificuldade na implementação da Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, em áreas de interesse do Governo Federal, tais como comunidades quilombolas, reservas extrativistas, assentamentos rurais e populações ribeirinhas.





