
A saúde pública de Ananás, no Bico do Papagaio, recebeu um importante reforço financeiro nesta semana. O prefeito Robson do Zé Geraldo (União Brasil) anunciou a chegada de mais de R$ 530 mil destinados ao custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) do município. Os recursos, provenientes de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes (PL), já estão disponíveis na conta da Prefeitura.
O valor será aplicado em despesas de custeio, ou seja, na manutenção dos serviços e no funcionamento das unidades básicas de saúde. Isso inclui o pagamento de profissionais, aquisição de insumos, manutenção das estruturas e ampliação dos atendimentos, conforme prevê a legislação federal para o uso dos recursos da APS.
A Atenção Primária à Saúde é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por ações preventivas, diagnósticos, tratamentos e acompanhamento de condições crônicas. O financiamento desse setor é tripartite — com recursos federais, estaduais e municipais — e deve ser detalhado no Plano Municipal de Saúde, respeitando critérios demográficos e epidemiológicos.