Os usuários dos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado aprovam a ampliação do horário do atendimento no órgão, que passou a ser de 11 horas e meia ininterruptas a partir deste mês. Todos os serviços prestados pelo órgão à população começam a ser oferecidos às 7 horas, o que possibilita que muitas demandas sejam resolvidas com maior agilidade. Anteriormente, o horário de atendimento era de apenas oito horas por dia.
Tanto a emissão da primeira habilitação quanto a renovação, além da emissão de boletos e até a vistoria de veículos, estão funcionando no novo sistema. A extensão do atendimento já funciona na sede do órgão, em Palmas, e também nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
A gerente de Sistemas e Registro Nacional, Claudineide Lourenço de Oliveira, explicou que a mudança surgiu do objetivo da atual gestão de dar mais comodidade no atendimento aos usuários. “Nossa intenção é atender melhor ao cidadão que precisa dos serviços, nosso foco é aprimorar mesmo o atendimento ao público”, informou. O novo horário teve efeito direto no fluxo do atendimento, segundo explicou a gerente.
Mais de 100 servidores estão envolvidos na mudança e foram divididos em dois turnos de seis horas diárias para atender aos cidadãos: no período matutino (das 7 às 13 horas) e vespertino (das 12h30 às 18h30). “Deu um ritmo bem melhor ao atendimento, diminuíram as filas e nesse novo sistema já conseguimos, inclusive, colocar em dia a emissão de CNH e já estamos entregando no prazo máximo de sete dias”, explicou. O órgão emite de 500 a mil carteiras de habilitação por dia.
O servidor público federal Raimundo Alves, 56 anos, elogiou a iniciativa do órgão. “Esse atendimento diferenciado com certeza vai melhorar muito para a gente conseguir ter mais tempo para ser atendido além do horário comercial. Parabenizo o Detran pela iniciativa”, afirmou, ao elogiar também a agilidade no atendimento.
O pintor Gesivaldo Sousa, 33 anos, conta que achou mais prático o novo horário, que facilitou na conciliação do tempo com suas outras atividades. “Vim pagar o IPVA [Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores] e quando cheguei aqui tinha menos fila, o atendimento foi mais rápido, além disso, pude vir em um horário melhor para não atrapalhar meu trabalho”, disse.




