A governadora Roseana Sarney e secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, entregaram, na manhã desta quarta-feira, (16), o novo ambulatório do Hospital São Luís do Servidor Público (HSLZ). O anexo funcionará na avenida dos Holandeses, Calhau, e começa a funcionar a partir do dia 21, oferecendo diversos serviços e equipamentos modernos.
De acordo com a governadora, o novo ambulatório melhora o atendimento ao servidor, que poderá marcar as consultas com maior facilidade. “Com a entrada em funcionamento desse moderno centro ambulatorial, que tenho a honra de entregar ao funcionalismo público de nosso Estado, servidores e dependentes passarão a ser atendidos imediatamente, sem precisar fazer marcação prévia, nas especialidades de clínica médica, ginecologia e ortopedia. Nas outras especialidades o tempo máximo de espera será de 30 dias. O Centro vai possibilitar ainda a ampliação do número de atendimentos/mês de 10 mil para 17 mil servidores”, ressaltou a governadora Roseana Sarney.
Com a inauguração do novo espaço, a marcação de exames e consultas poderá ser realizada, em todos os dias úteis, das 8h às 17h. As consultas que precisam ser marcadas previamente serão agendadas como já é de rotina: presencialmente, pelo telefone 3311-4700 ou pela central (0800 098 1666).
“Essa unidade descentralizada vai servir também para desafogar o Hospital São Luís, que a partir de agora será apenas para urgência, emergência, cirurgias e internações”, observou Roseana Sarney.
Participaram da inauguração secretários de Estado, entre eles o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; o deputado estadual Stênio Rezende, representando a Assembléia Legislativa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim; o diretor-geral do HSLZ, Plínio Tuzzolo; a diretora do Centro Ambulatório, Janaina Braide; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais, Cleinaldo Lopes; o presidente da Adepol, Marconi Lima; o presidente do Conselho de Administração do Hospital, Paulo Braide; e servidores, entre outros.
Em seu pronunciamento, Roseana Sarney lembrou de outros avanços em favor do servidor nos últimos anos como a implantação da primeira fase do Plano de Cargos e Carreiras, que assegura a correção da distorções salariais, o resgate do direito do servidor a aposentadoria digna e proporciona ao Estado a renovação do seu quadro de pessoal com a realização de concursos públicos. “Nós estamos investindo neste plano, até o ano de 2015, recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão, em beneficio de aproximadamente 87 mil funcionários”, reafirmou a governadora.
Hospital
O Hospital São Luís do Servidor Público é credenciado pelo Governo do Estado para prestação de serviços médico hospitalar, em diversas áreas da saúde. A unidade atende exclusivamente o servidor estadual que contribui para o Funbem.
O Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses conta com dois consultórios de triagem de enfermagem para aferição da pressão arterial, temperatura e pesagem; 07 consultórios médicos, com sala de espera para 150 lugares; sala de coleta de exames laboratoriais; sala de imobilização ortopédica (sala de gesso); sala de curativos e pequenos procedimentos cirúrgicos; setor de informações; marcação de consultas e exames com sala de espera para 152 lugares, com 5 guichês de marcação, além do serviço de marcação de consulta e exames via telefone, com cinco guichês de atendimento.
De acordo com o secretário de Estado de Gestão e Previdência, o Hospital do Servidor tem tudo que é necessário para um bom diagnóstico: tomografia computadorizada de última geração, ressonância magnética, ultrasonografia, raio X móvel e fixo, mesa cirúrgica de última geração e um corpo clínico, o melhor de São Luís. “Então o servidor pode vir buscar o atendimento porque ele vai ser rápido e muito bom”, garantiu Gondim.
Para ter acesso aos serviços do Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses, o servidor deve apresentar o contracheque mais recente e a carteira de identidade. É necessário também que contribua para o Fundo Estadual de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben). No caso de atendimento a dependentes, o servidor também deve levar a documentação dos mesmos.




