Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ambulantes protestam contra remanejamento em Parauapebas-PA

Noticias Relacionadas

O remanejamento de produtores rurais para o novo Centro de Abastecimento de Parauapebas,  no sudeste do Pará, provocou protestos de vendedores ambulantes do município nesta quinta-feira (10). Os protestos começaram com o início da remoção dos produtores rurais e da demolição de um galpão da Feira do Produtor, pois os ambulantes que trabalham na área externa deverão deixar o local. De acordo com a prefeitura do município, há um projeto em andamento para receber os ambulantes.

O novo Centro de Abastecimento tem 300 pontos comerciais, e 200 deles são destinados exclusivamente aos produtores rurais remanejados do antigo espaço. O novo Centro foi inaugurado em maio, mas devido ao impasse entre produtores rurais e vendedores ambulantes, ainda não entrou em funcionamento. Segundo a prefeitura local, atualmente 284 ambulantes trabalham na área externa da feira, que existe há 15 anos, e foi estipulado o prazo de 40 dias para que o local seja desapropriado. Os vendedores reclamaram da falta de local adequado para o remanejamento.

“Estão fazendo para nós um ponto alugado por três meses, mas lá tá só o asfalto, não tem banheiro, não tem cobertura, não tem nada”, conta a feirante Dona Francisca, que trabalha há 9 anos na área externa da Feira do Produtor. Segundo ela, os ambulantes foram foram informados há cerca e um ano que iriam para um novo mercado público, mas isso não ocorreu. A ambulante Dona Maria conta que vive deste trabalho, e se sente preocupada com a situação. “Agora estamos do lado de fora, do mesmo jeito. Eu me sinto muito magoada”, diz a vendedora.

A prefeitura de Parauapebas informou que toda a estrutura do novo espaço que receberá os ambulantes deve ser concluída num prazo de quarenta dias. “Há uma área preparada para que seja ocupada por eles, e essa área ainda se encontra em fase de pavimentação”, conta o secretário de Urbanismo do município, Judson Souza. Segundo o secretário, o novo espaço tem uma área de 10.240 m, e é localizada próxima ao novo mercado municipal. A nova área terá água encanada, instalação da rede eletrica e banheiros. (G1 PA).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias