Quatro ambulâncias adquiridas pelo governo do Estado foram entregues na manhã de ontem, segunda-feira (2), às mãos do Secretário Municipal de Saúde, Nilson Piedade, em uma cerimônia realizada no 11º Centro Regional de Saúde. O diretor do centro, Valmir Silva Moura, informou que as ambulâncias foram adquiridas pelo estado através de emenda parlamentar do deputado estadual Tião Miranda e serão encaminhadas para as vilas rurais Sororó, Brejo do Meio, Santa Fé e União.
O diretor acrescentou que em 30 dias outros quatro veículos semelhantes deverão chegar a Marabá para serem distribuídos na região. Segundo Moura, elas vão atender Marabá, sendo uma delas destinada para o bairro Morada Nova, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia e Itupiranga. Cada ambulância está avaliada em R$ 61.500, totalizando um recurso de R$ 492 mil que está sendo aplicado no setor de saúde da região.
“Consideramos muito importante a entrega dessas ambulâncias porque é um benefício para estes municípios e relativamente importante para cada localidade, justamente por causa da necessidade causada pelas longas distâncias entre essas vilas e o centro urbano”, declarou o diretor da regional, acrescentando que na zona rural o serviço de saúde é sempre mais precário e, portanto, merece atenção especial. “A distância da zona rural dificulta a vida daquelas pessoas então alguém pode estar precisando de atendimento urgente e agora há a ambulância por perto para fazer esse socorro”, finalizou.
O professor Edivan Balbino Alves, morador da Vila Santa Fé, comemorou a chegada do veículo que foi destinado para a vila, isso porque, segundo ele, o local até tem um posto de atendimento médico, mas não possuía transporte para os casos mais graves e emergenciais. “A gente estava em uma situação delicada por falta de veículos para atender à nossa necessidade. A comunidade é carente e é um recurso que está vindo beneficiar não apenas a nossa população, mas também as comunidades vizinhas”, disse.
O morador de Brejo do Meio, José Osmar, contou que a região até possuía uma ambulância que lhes foi entregue há quatro anos, mas há cinco meses ela apresentou problema, desapareceu e não foi reposta. “Eu moro lá há 30 anos e sempre tivemos transporte para atender à comunidade, mas agora estamos sofrendo sem a ambulância. Não sabemos ao certo o que aconteceu com o último veículo que foi entregue, acho que ele quebrou e foi retirado de lá”, comentou. Ele acrescenta que em momentos de emergência a população estava pagando preços altos por fretes particulares para conseguir chegar aos hospitais da cidade.
O secretário Nilson Piedade se disse agradecido à iniciativa estadual já que a área atendida pelo município é bastante grande e para a administração todo o apoio é bem-vindo no momento de atender bem à população. “Nós sabemos que a nossa região atende à 21 localidades e algumas são bastante distantes, então essas ambulâncias são necessárias e é preciso cada vez mais veículos para fazer um transporte com maior conforto e comodidade para os nossos pacientes, diminuindo o sofrimento das famílias”, declarou.
Ele avaliou de forma positiva a saúde no interior do município, admitindo, porém, que ainda há muito o que melhorar. “A saúde no interior melhorou bastante, mas reconhecemos que há a necessidade de melhorarmos ainda mais. As nossas vilas precisam de um melhor atendimento e nós estamos trabalhando para garantir à população que estamos nos comprometendo com essa melhora”, afirmou. (Luciana Marschall – Correio Tocantins)




