A Amazônia foi o principal tema do encontro, na manhã desta terça-feira, 22, entre o governador Simão Jatene e o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, que visita a região pela primeira vez desde que assumiu a Embaixada Britânica no Brasil. Durante o encontro, que aconteceu no gabinete do governador no Comando Geral da Polícia Militar, em Belém, o chefe do Executivo defendeu uma nova forma de promover o desenvolvimento na Amazônia, baseada em três pilares: educação, produção e novas formas de gestão e governança.
Apesar de representar 60% do território nacional e abrigar 12% da população brasileira, o governador informou que a região representa apenas 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “É muito pouco. Precisamos e podemos contribuir mais. E, ao mesmo tempo, temos de fazê-lo de forma que consigamos mudar a realidade dos nossos indicadores sociais. O Pará, por exemplo, que é o segundo maior saldo da balança, tem uma renda per capita que é apenas a metade da média nacional”, observou.
O desafio de transformar os grandes investimentos em desenvolvimento para a sociedade local, segundo Simão Jatene, tem sido imposto ao longo da história e para vencê-lo é preciso rever o pacto federativo. Ao ter as exportações desoneradas, o Pará tem a possiblidade de arrecadar com impostos em torno de 70%, enquanto que a média de arrecadação do país é em torno de 90%. “O sistema tributário e fiscal é extremamente perverso com os estados produtores, sem que exista compensação para isso. E isso não é algo do atual governo”, frisou.
Alex Ellis, que assumiu a embaixada britânica em julho deste ano, substituindo Alan Charlton, trocou impressões sobre a região e o país com o governador e afirmou estar fascinado, especialmente pela Amazônia. Ele propôs ao governador intensificar os programas de intercâmbio e bolsas, entre os estudantes paraenses e do Reino Unido.
A sugestão foi acatada pelo governador, que sugeriu um maior contato entre as equipes técnicas dos dois governos, com a participação do titular da Secretaria Especial de Promoção Social, Alex Fiuza de Melo, que tem afinidade no assunto, por ter sido reitor de uma universidade pública. Ao final do encontro, Ellis seguiu para uma visita à Estação das Docas e ao mercado do Ver-o-Peso. À tarde, o embaixador britânico ainda cumpre alguns compromissos antes de embarcar para o Amapá, à noite.




