Na grande decisão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023, o Amazonas saiu campeão na disputa com o Brusque, no Augusto Bauer. Depois de um 0 a 0 no jogo de ida, a Onça Pintada saiu atrás no marcador, mas virou a partida e conquistou a taça inédita. Guilherme Queiróz, de pênalti, abriu o placar para o Quadricolor. Diego Torres deixou tudo igual, e Sassá decretou a virada dos visitantes.
Primeiro tempo
A primeira parte da partida foi de superioridade do Brusque, que incomodou a defesa adversária e saiu na frente com um gol de pênalti de Guilherme Queiróz. Diego Tavares e Dentinho perderam as melhores oportunidades da equipe, que poderia ter saído ao final do primeiro tempo na frente do marcador, mas viu Diego Torres empatar aos 44, antes do intervalo.
Segundo tempo
Na etapa final, o Amazonas foi para cima. Logo no início, colocou uma bola no travessão do goleiro Matheus Nogueira. Pouco tempo depois, Sassá aproveitou a bobeira da defesa e virou a partida para a Onça Pintada. Atrás no placar, o Quadricolor foi para cima e tentou de todas as maneiras. Errou algumas finalizações, e quando a bola foi no gol, Edson salvou o Amazonas do empate.
Artilheiro da competição
Com direito a gol na decisão, Sassá terminou como o artilheiro da Série C 2023. Foram 18 gols marcados pelo Amazonas na competição.
Adversários em 2024
Além da final, Brusque e Amazonas se garantiram na Série B do Brasileiro da próxima temporada e vão se enfrentar em busca de uma vaga na elite do nacional. Operário-PR e Paysandu foram os dois outros times que também conseguiram o acesso na terceira divisão.
Cenas lamentáveis
Após o apito final e o título da Série C com o Amazonas, alguns jogadores da Onça Pintada e do Brusque acabaram brigando no gramado do Augusto Bauer. Edina Alves, árbitra da partida, expulsou alguns jogadores após as cenas lamentáveis.