Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alegria marca encerramento do “São João dos 400 anos”

Noticias Relacionadas

O 15º e último dia de programação do “São João dos 400 anos” deixou saudades. Durante esse período, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secma) promoveu, em 15 espaços oficiais, 2.146 apresentações de 500 grupos juninos e 114 shows de artistas maranhenses. Brincantes de bumba meu boi e público se despediram da festança, encerrada neste  sábado (30), com muita alegria e descontração.

“Vai deixar saudades. Foi um dos melhores São João de que participei”, declarou o cantador do Boi Barbosa de Rosário, Juarez Silva. Do sotaque de orquestra, a brincadeira foi uma das 39 atrações da programação do parque junino da Praia Grande, que reuniu os espaços das praças Nauro Machado, Faustina, Valdelino Cécio, Casa do Maranhão e Canto da Cultura.

O proprietário do Boi de Redenção, José Firmino Lisboa de Aquino, de Rosário, também compartilha da opinião do brincante do Boi de Barbosa. “A gente já faz o que gosta e quando consegue juntar isso, apoio do governo e carisma com o público, não tem como não gostar e elogiar”, afirmou.

Para o compositor José Pereira Godão, do Boizinho Barrica, o São João é uma festa em desenvolvimento, por esta razão, todos os anos são esperadas melhorias tanto na organização da festa, nas indumentárias dos grupos, nas toadas, como na própria participação do público. “Ela já faz parte do calendário das festas oficiais, por isso há tantas e boas expectativas sobre sua realização e desfecho”, destacou.

A noite de encerramento da programação do “São João dos 400 anos” na Praia Grande teve ainda as apresentações dos grupos de boi Unidos de Santa Fé, Encanto da Ilha, Boi de Teodoro e o Grupo Folia Junina. Houve ainda shows com Papete e a Máquina Du Tempo, que trouxeram em seus repertórios músicas regionais, homenagens a Luiz Gonzaga e João do Vale e fizeram maranhenses e turistas cantarem as toadas dos bumba meu boi de Maracanã e do batalhão pesado da Maioba.

Barraca VOS

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, esteve no arraial da Lagoa, onde visitou a barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS). A titular da Secma fez questão de cumprimentar o público e os brincantes dos grupos folclóricos e provar das comidas típicas da época junina.

Durante os 15 dias de programação do São João, no circuito de arraiais apoiados pelo Governo, Olga Simão visitou os terreiros da Praia Grande, Vila Palmeira, Ceprama, Arraial da Lagoa e dos Vivas da Vila Embratel, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Praça da Saudade, João Paulo e Estiva, onde acompanhou o andamento da festa.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias