Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AGUIARNÓPOLIS: Ação social distribui sementes e oferece crédito a famílias rurais em recuperação econômica

Noticias Relacionadas

A ação integrada do Governo do Tocantins em Aguiarnópolis foi prorrogada até quinta-feira (30), ampliando o atendimento a agricultores familiares, pequenos empreendedores e comerciantes locais. As equipes da Agência de Fomento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) continuam prestando serviços no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua do Ouro, oferecendo linhas de crédito, emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e assistência técnica.

A iniciativa foi estendida após o aumento na demanda pelos serviços, especialmente de quem busca retomar suas atividades econômicas após os impactos causados pela queda da ponte Juscelino Kubitschek, que liga o município ao Maranhão. Segundo o secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto, a prorrogação é essencial para “garantir que mais pessoas sejam atendidas e possam reerguer seus negócios”. Já o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, destacou que os recursos devem impulsionar o comércio local e preparar micro e pequenos empresários para o aumento do movimento até o fim do ano.

Durante os atendimentos, produtores rurais também receberam kits de sementes do programa Mesa Farta, que incentiva a produção de alimentos e o fortalecimento da agricultura familiar. Agricultores e aquicultores comemoraram o apoio técnico e as novas oportunidades. “É uma grande vitória, principalmente para quem vive da produção e precisa de incentivo para continuar trabalhando”, comentou Alexsandro Chaves, presidente da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (Coopag).

Coordenada pela Secretaria de Estado da Governadoria, a ação reúne vários órgãos estaduais e tem o objetivo de promover inclusão produtiva e assistência social em regiões afetadas pela interrupção do tráfego entre Tocantins e Maranhão. O trabalho, segundo o governo, será fundamental para acelerar a recuperação econômica da cidade e estimular o desenvolvimento local.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias