Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agricultores de Paço do Lumiar, MA fecham passagem de despejo de lixo

Noticias Relacionadas

Os agricultores que vivem perto do lixão de Paço do Lumiar, localizado na região metropolitana de São Luís decidiram proibir a entrada de caminhões de lixo porque não suportam mais tanta sujeira acumulada no local.
De acordo com o agricultor Davi dos Santos, que mora próximo do entorno do lixão, o problema do lixo

acumulado está afetando tanto o meio ambiento quanto a saúde das pessoas que dependem do lugar para viver, e ele garante que lá não vai ter mais espaço para os detritos. “Não entra! Enquanto eles não decidirem tirar e botar em outro lugar. Caçar outro destino para esse lixo aqui não entra! Porque tá impactando o nosso meio ambiente e nossa saúde também”.

Segundo Francisco Fonseca, que também é agricultor, o problema já é antigo, e se nada for feito daqui a algum tempo nem comida para a própria subsistência da comunidade irá existir. “Cansamos porque tá prejudicando a maré aqui onde a gente tira um caranguejo e o sururu para levar o alimento para a nossa família, e as plantas que ficam aqui um pouco distante, a gente tá com medo de atingir estas plantas”.

O problema começou a cerca de 10 anos. A área, simplesmente, foi escolhida para virar depósito de lixo sem que fosse feito qualquer estudo de impacto ambiental. Não foi verificado, por exemplo, quais os problemas que um lugar assim poderia trazer para as comunidades do entorno, que dependem da agricultura familiar.

Conforme o doutor em Engenharia Sanitária Ambiental, Lúcio Macedo, o lixão foi instalado numa área de proteção ambiental, e isso prejudica toda a fauna e flora da região. Sem falar que, compromete o rio, o solo, e até o ar por causa da fumaça tóxica. “O lixão tem que sair deste lugar. Tem danos ambientais gravíssimos, e com certeza problemas com relação à saúde e ao bem estar desta comunidade”.

A Prefeitura diz que está concluindo um projeto para implantar um aterro sanitário. Enquanto isso, nas ruas de Passo do Lumiar banquete para os urubus, que parecem ter trocado o lixão, onde lixo não entra para habitar a cidade de onde o lixo não sai. (G1 MA).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias