As agências bancárias de São Luís, em sua maioria, não estão respeitando o tempo de espera nas filas. Segundo uma lei municipal e outra estadual, o cliente só deve esperar para ser atendido no prazo máximo de meia hora. Mas, não é bem isso que vem acontecendo. Na capital maranhense, quem precisa de serviços bancários pode ficar por horas dentro de uma agência, antes mesmo de receber a senha de atendimento.
O Procon, este ano, aplicou 40 multas a agências bancárias de São Luís por desrespeitar o prazo de 30 minutos para o atendimento, e alerta que as pessoas devem exigir a senha com a hora registrada logo na chegada a agência. A chamada pré-senha não deve ser aceita.
De acordo com o chefe de atendimento do Procon, José Carlos Barros Júnior, o uso da pré-senha, por parte dos funcionários de banco, é uma prática abusiva, em que bancos conseguem burlar a legislação com muita frequência. “A partir do momento que o consumidor chega na agência bancária que pretenda ter um atendimento pessoal no guichê da agência, ele tem que receber uma senha mecânica e essa senha será utilizada para computar o prazo de atendimento a ele. Então essa pré-senha é uma prática abusiva, em que os bancos burlam a legislação vigente”. (G1 MA).




