Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Adtur lança campanha Turismo Legal

Noticias Relacionadas

A Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins e a Sic – Secretaria da Indústria e do Comércio lançou nesta sexta-feira, 09, a campanha “Operação Turismo Legal. É assim que se faz!” em todo o Estado. As ações iniciam nesta segunda-feira, 12, e visa ao cadastramento de novos empreendimentos e/ou a renovação de inscrições no programa Cadastur, sistema online de cadastro dos prestadores de serviços turísticos, executado pelo MTur – Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos Estados.

Atualmente, o Tocantins ocupa o 24º lugar no ranking brasileiro de cadastros no programa Cadastur. Com a campanha, a meta é que o Estado figure entre os três primeiros lugares. Este ano foram cadastrados, até o momento, 210 equipamentos turísticos: 88 hotéis, 52 agências de turismo, 28 transportadoras turísticas, 35 guias de turismo e 7 empresas organizadoras de eventos. São 64 cadastros a mais que em 2011. A coordenação nacional do Cadastur estabeleceu como meta para o segundo semestre a conquista de 40 novos inscritos, já a equipe da Adtur pretende conquistar pelo menos 2.000 novos empreendimentos.

Serão cerca de 40 servidores da Adtur e Sic percorrendo as regiões turísticas do Bico do Papagaio (Norte), Vale dos Grandes Rios (Centro-Norte), Serras e Lago (Centro) e Serras Gerais (Sudeste). Para o trabalho, o MTur repassou uma verba de R0 mil para qualificação dos servidores e disponibilização de mais veículos para que se possa executar um trabalho em contato direto com os donos dos estabelecimentos.

Segundo o presidente da Adtur, Paulo Massuia, a previsão é de que o serviço esteja concluído em dezembro desse ano, apesar da quantidade de informações. “O MTur nos deu uma meta muito pequena de cadastros, nós entendemos que devemos trabalhar com metas desafiadoras. Fazer 2.000 cadastros é algo completamente executável”, afirmou. Ainda segundo o presidente, muitos empresários deixam de se cadastrar no sistema por falta de informação e essa é outra dificuldade que será vencida através da campanha.

A empresária de turismo, Maria Arisleda Silva, foi a primeira no Tocantins a fazer o cadastro e para ela a ferramenta foi muito importante para a divulgação da empresa. “Eu não compreendia a importância do cadastro. Só fui me dar conta disso quando um cliente do Rio de Janeiro me ligou para contratar a minha embarcação. Ele havia conseguido meu contato através do site do Ministério do Turismo”, relata.

O que é o Cadastur

O Cadastur é um sistema obrigatório de cadastramento do Mtur (Lei 11.771 de 17 de setembro de 2008), que oferece aos usuários benefícios como qualificações, divulgação e participações em eventos promovidos pelo Ministério, bem como acesso a linhas especiais de financiamento, atualização constante com informações do setor, passando a ser também uma fonte segura para quem utiliza o serviço. Ainda é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. A Adtur divulga em suas campanhas publicitárias os inscritos no Cadastur através do Selo Cadastur. O Sistema também é referência utilizada pelo Ministério do Turismo para a classificação de equipamento hoteleiros dentro do SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.

São obrigados a se cadastrar: agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), transportadoras turísticas, guias de turismo, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos, gratuitamente. Podem se cadastrar, mas sem obrigatoriedade, casas de espetáculos, centros de convenções, estruturas de apoio ao turismo náutico, locadoras de veículos, parques aquáticos, de diversões, prestadores de serviços de infraestrutura para eventos e especializados em segmentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares e bacharéis de turismo.

Recursos

Conforme critério definido pelo Ministério do Turismo, o orçamento é direcionado especialmente para o investimento em marketing nacional e internacional, através da Verba Descentralizada Nacional. Em 2012, foram destinados R$ 177 mil para o Tocantins. A expectativa é que em 2013 esse recurso chegue a R$ 277 mil.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias