O presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Wylkyson Gomes de Sousa, reuniu-se na sexta-feira, 9, com prefeitos do Bico do Papagaio, para discutirem a realização de Inventário Turístico nos municípios. Manifestaram interesse nesta ação os gestores de Axixá, Wanderlândia, Riachinho, Angico e Augustinópolis. O deputado estadual Manoel Queiroz participou do encontro, junto com vereadores e representantes de associações.
A Adtur está orientando e incentivando os prefeitos a captarem recursos ofertados pelo Governo Federal, consignados no Orçamento da União e via emendas parlamentares. Podem ser pleiteados repasses financeiros para estruturação de roteiros turísticos, cadastramento e capacitação de equipamentos turísticos, apoio a projetos de infraestrutura , promoção de eventos, apoio à produção associada ao turismo e muitos outros segmentos.
A região do Bico do Papagaio ainda não foi diagnosticada em seu potencial turístico. O Inventário faz o levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao Turismo, sendo este o passo inicial para a promoção dos roteiros turísticos e de atração de visitantes.
Segundo o presidente da Adtur, esta reunião de prefeitos do Bico do Papagaio consolida a decisão de “unificar o calendário da região, para alavancar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades sociais, através do Turismo”. Os prefeitos foram unânimes em citar o esquecimento da região e acataram proposta de sediar em Axixá do Tocantins, o início do trabalho, possivelmente em final deste mês, com a presença de todos os gestores. A Adtur enviará técnicos para capacitarem agentes regionais que, em seguida, multiplicarão os ensinamentos.
O prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, reinvidica que o Governo implemente uma política regional priorizando o desenvolvimento turístico do Bico do Papagaio, atualmente concentrado no agronegócio. E o diretor de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, Antonio Malan, complementou a decisão do presidente Wylkyson, reforçando a posição de transformar a região em pólo abastecedor da produção associada ao turismo, citando o artesanato do babaçu.
Presentes:
Deputado estadual Manoel Queiroz acompanhado pelo assessor Tony Charles Costa; prefeitos de Wanderlândia, Ednilson G. de Sousa; de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito e de Riachinho, Eurípedes Lourenço de Melo. Também estavam no encontro o representante da ARPC-Associação Regional de Pessoas Carentes do Bico do Papagaio, José de Ribamar, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Axixá, Francisco Machado dos Santos, e de Angico Ivaldo Barros de Oliveira, além do presidente do PMDB de Angico, Denilton G. Santos. (Olga Cavalcante)