Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ADTUR e MTur assinam convênio para fomento do turismo

Noticias Relacionadas

A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (ADTUR) assinou com o Ministério do Turismo (MTur) a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Tocantins (PDITS). A previsão de finalização do Plano é meados de 2013, e já estão empenhados R$ 427.500,00 pelo MTur com contrapartida de R.500,00 do Governo do Estado.

Em paralelo, está tramitando no Ministério do Turismo projeto de captação de recursos na ordem de US0 milhões, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), que serão financiados pela Confederação Andina de Fomento (CAF) e, com a conclusão do Plano, serão aplicados na estruturação dos polos turísticos de Palmas, Jalapão e Cantão.

A prioridade será dotar de infraestrutura e de equipamentos as regiões turísticas, promover a qualificação na prestação dos serviços turísticos, apoiar a produção associada ao turismo, estruturar a oferta e dar qualidade aos produtos, fomentar projetos de base comunitária e aumentar a geração de renda das comunidades locais com mínimos impactos ambientais.

Discutido em sessões de participação pública e com validação pelo Ministério do Turismo, o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Tocantins é pré-requisito para estes e outros financiamentos que atuarão como ferramentas para o desenvolvimento do turismo tocantinense. Ele definirá ações, orientando a tomada de decisões e estabelecendo as prioridades na fase de investimentos a curto, médio e longo prazo, sendo um dos critérios de elegibilidade para que o Estado faça parte do PRODETUR.

O prazo de execução é de cinco anos. O Ministério do Turismo incentiva a movimentação de milhares de brasileiros pelas cidades sede, além de aumentar o número de estrangeiros visitando o Brasil, dos 5,8 milhões atuais para 8 milhões até 2014, sendo 500 mil turistas durante a Copa do Mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), 47% da indústria do turismo no mundo veem os mercados emergentes – incluindo Brasil, Rússia, Índia e China – como grandes oportunidades de investimento para os próximos anos.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias