Oito em cada dez assaltos contam com a participação de adolescentes, de acordo com levantamento feito pela Polícia Civil de Balsas, no sul do Estado. Segundo o delegado Eduardo Galvão, é comum o uso de armas e motocicletas roubadas na prática de assaltos.
A tentativa de assalto à agência dos Correios no município de Loreto teve a participação de três adolescentes. Um deles foi morto durante uma troca de tiros com a polícia e os outros dois foram apreendidos e levados para um centro de ressocialização. Casos como este chamam a atenção da polícia para a quantidade de armas utilizadas por adolescentes em assaltos na região sul do Maranhão.
De acordo com um levantamento feito com base nos registros da Polícia Civil, as armas são adquiridas no comércio ilegal e estariam sendo trazidas de outros estados. “Muitas pessoas aqui no sul do estado possuem armas em suas residências e a grande maioria sem registros”, explica o Delegado Regional, Eduardo Galvão.
Outro dado da polícia é que, em 2014, 202 motocicletas foram roubadas no sul do estado, sendo 150 motocicletas somente em Balsas. A polícia aponta ainda que na maioria dos assaltos elas são utilizadas pelos criminosos, incluindo os menores infratores, para realizar crimes nos 14 municípios da região sul do Maranhão.




