Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 20, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ação integrada leva atendimento de saúde para servidores do sul do Pará

Noticias Relacionadas

Sete municípios da região sul do Pará foram contemplados pela primeira ação do Programa Saúde Servidor (Prosauserv), uma iniciativa pioneira e integrada entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds). Os atendimentos começaram segunda-feira (18) em Redenção, e nesta quinta-feira (21) as equipes se deslocaram para Conceição do Araguaia. Desde o começo dos serviços, mais de 400 servidores públicos já receberam assistência. Estão envolvidos  a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Policias Militar e Civil, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Estado do Pará.

O Prosauserv foi criado pelo  Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) atendendo a uma demanda dos servidores públicos ligados ao Sieds no interior do estado. A ação envolve 35 funcionários públicos de vários órgãos estaduais, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, que irão percorrer o Pará fazendo atendimento preventivo de saúde que permita melhor qualidade de vida para os funcionários do Estado. “Esta é uma iniciativa governamental, coordenada pela Segup. É a primeira experiência no Brasil de uma ação integrada entre órgãos estaduais de segurança pública na promoção de saúde. Essa união de esforços faz com que trabalhemos melhor e atendamos um maior público”, explica a coronel Andréa, coordenadora do corpo de saúde da Polícia Militar.

A previsão é de que sejam feitos mais de 900 atendimentos nas áreas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de palestras e distribuição de medicamento até o final da tarde desta sexta-feira (22). Em Conceição do Araguaia o atendimento foi concentrado no quartel do 22º Batalhão da Polícia Militar, localizado no centro da cidade. O tenente coronel Santos Souza, comandante do Batalhão, avaliou positivamente a ação. “Esta iniciativa é de uma importância muito grande e vem ao encontro de um anseio antigo da tropa e de vários servidores da segurança pública de Conceição. Esperamos que a ação seja mantida e as equipes da Segup voltem ao município”.

A falta de algumas especialidades médicas no interior do Estado compromete a manutenção da saúde de alguns servidores. É o caso da dermatologia, especialidade pouco ofertada na região. “Este trabalho é fundamental para os servidores e seus dependentes, em alguns municípios, como Redenção, não há atendimento de dermatologia, uma especialidade bastante procurada por policiais militares, que ficam horas expostos ao Sol, que no sudeste do Pará é bem intenso”, comenta a coronel Andréa.

O tenente Edvaldo, do 22º BPM, estava há um ano com um problema de pele, resultado da exposição constante ao Sol, segundo o militar. Em Conceição do Araguaia também há dificuldade em conseguir este tipo de consulta. “Há um ano eu estou com este problema na pele e sempre desejei procurar um especialista, que não temos aqui na cidade. É de extrema importância esta ação, pois a gente sente que o Governo do Estado está preocupado com a saúde do servidor”.

O Policial Militar (PM) Ivan de Souza estava em busca de atendimento odontológico, ele trabalha há quatro anos na corporação e estava contente com a oportunidade. “Atendimento dentário aqui em Conceição só particular, que é muito caro. É muito importante essa ação, que reúne em um só lugar vários tipos de especialidades, uma facilidade para todos os servidores e uma resposta do estado às nossas necessidades”.

O serviço de Psicologia foi um dos mais procurados pelos servidores ligados ao Sied. Em Redenção um dos policiais militares consultados foi diagnosticado e encaminhado para Belém para seguir com o tratamento. “Tivemos dois casos mais sérios em Redenção, em um deles, o psicólogo da Polícia Civil identificou um servidor prestes a ter um surto psicológico, por isso já entramos em contato com a família através dos assistentes sociais que nos acompanham e o policial militar foi encaminhado para terminar o tratamento em Belém, acompanhado de perto pela corporação”, afirma a coronel Andréa.

Mapeamento

Durante os dias do evento ainda estão sendo aplicados questionários que devem mapear a condição de saúde dos servidores atendidos. A iniciativa prevê que a partir destes resultados o Estado possa fazer diagnósticos regionais da saúde do servidor e determinar as políticas públicas de saúde para cada local. “Com estes dados em mãos poderemos realizar novas ações preventivas para a região”, diz Andréa.

O atendimento itinerante do Prosauserv estará em setembro nos municípios de Altamira e Itaituba e em novembro nos municípios de Marabá e Tucuruí. “Já estamos programando os próximos atendimentos. Nosso objetivo é reunir o maior número possível de servidores nas ações seguintes e permitir que a saúde destes profissionais esteja sempre em dia para atender a população de forma completa”, finaliza a coronel Andréa.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias