Moradores da cidade de Redenção, no sul do Pará, recebem até o próximo sábado, 29, a caravana do Pro Paz. A população pode tirar de graça vários documentos, como carteira de identidade e CPF. O município é o 5º a receber a caravana e a primeira na região sul do Pará. A partir do dia 30, a caravana segue para Floresta do Araguaia, no sudeste paraense.
O atendimento ao público acontece na paróquia Carlos Ribeiro e conta com 50 pessoas se revezando no fornecimento dos serviços prestados. A ação pretende atender cerca de 8 mil pessoas nos três dias de atendimento na cidade.
A caravana oferece à população a possibilidade de tirar de graça a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, divórcio consensual, carteira de trabalho e certidão de óbito.
A agricultora Valdiva Rodrigues aproveitou a presença da caravana para tirar o CPF do filho. “Facilita muito porque lá fora a gente tem que pagar para tirar [documentos]. É mais difícil. Não tem material e aqui tem tudo. Oferece facilidade para tirar um documento”, conta dona Valdiva.
Seu João Lopes, aos 70 anos, teve na caravana a oportunidade de renovar a carteira de identidade. A foto da primeira carteira é de 1980. “Já tinha vontade de tirar uma identidade nova, agora vou trocar ela”, conta seu José.
De acordo com o coordenador do Pro Paz, Anderson de Deus, para a emissão de carteira de identidade é preciso possuir a certidão de nascimento original e duas fotos 3×4. “Se você não tiver foto, a gente está fornecendo”, explica o coordenador.
Para tirar carteira de trabalho é necessário ter certidão de nascimento. Para tirar o CPF, é preciso ser maior de 18 anos. “Para tirar o título de eleitor é obrigatório certidão de nascimento para as pessoas nascidas e registradas em Redenção”, complementa Anderson de Deus.




