Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Aos 101 anos morre “Seu Zeca”, o soldado da borracha

Noticias Relacionadas

IMG-20150208-WA0152

O senhor José Frutuoso Santana, um dos moradores mais tradicionais de Araguatins, faleceu aos 101 anos, na tarde deste domingo, 8. Em maio ele completaria 102 anos. Seu Zeca ou Tio Zeca como era popularmente conhecido estava em sua residência quando se sentiu mal e foi levado para o Hospital de Araguatins, mas não resistiu e acabou falecendo antes da chegada.

Nascido em 13 de maio de 1913 em São João do Araguaia e era filho de Pedro Ferreira de Santana e Maria Frutuoso de Santana. Seu Zeca atravessou um século de vida e assistiu quase tudo acontecer em Araguatins e no país sendo protagonista de momentos históricos. Em um momento importante de sua vida, na década de 1940, ele trabalho como Soldado da Borracha, recrutado pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia, com a missão de extrair borracha e enviar aos Estados Unidos como parte de um acordo com o Brasil, para uso nos equipamentos bélicos das Forças Aliadas. Cerca de metade dos seringueiros convocados acabou morrendo na época, devido às condições precárias de trabalho.

Reside em Araguatins desde 1960, quando foi resgatado da masmorra em Marabá-PA, pelo herói da família, o sr. Pedro Martins Duarte. Serviu ao exercito, mas foi aposentado como serigueiro. Era o mais velho de seis irmãos: Julia Frutuoso Santana, Manoel Frutuoso de Santana, Joana Santana Gomes e do saudoso Quintino Frutuoso de Santana.

Seu Zeca deixa três filhos: Osvaldinho, José Frutuoso Filho e Maraia Helena.

O velório vai acontecer na sua residência, no bairro Sossego. O sepultamento ainda não foi definido.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias