Após a Petrobras anunciar o cancelamento das obras de instalação das refinarias premium no Maranhão e no Ceará, representantes da Comissão Externa da Câmara Federal visitaram o local onde o empreendimento seria instalado na cidade maranhense, nesta sexta-feira (17).
O objetivo da visita é verificar a situação das obras abandonadas, dialogar com as comunidades locais e encaminhar relatório às autoridades para evitar o desperdício do dinheiro público. Somente no estado maranhense, foram investidos mais de R$ 2 bilhões.
O relator da comissão deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) vistoriou o local na companhia dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA) e Weverton Rocha (PDT-MA).
“Nós não queremos levar esse assunto para a CPI. Nós queremos resolver na nossa comissão. A Petrobras irá devolver o terreno ao Estado e àqueles municípios que cederam suas áreas como se isso não tivesse nenhum reflexo social. Nós temos prazo. A ideia é de que, nesse primeiro semestre, nós possamos dar subsídios aos governadores”, garantiu.
Depois do Maranhão, a comissão visitará o local onde seria instalada a refinaria premium em Caucaia (CE). Feito isto, um relatório será encaminhado à Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF). Matos afirmou que representantes do órgão ministerial teriam sido convocados, mas não compareceram à visita.
Desamparo
Moradores dos povoados Salva Terra, Valparaíso e Pequi, onde mais de 400 famílias viviam antes do início das obras da refinaria em Bacabeira, acompanharam a comissão durante a visita desta sexta-feira.
Os ex-moradores de Salva Terra José de Ribamar Botentuit, de 46 anos, e Timóteo da Conceição Santos, 60, contaram que tiveram que vender as terras herdadas por preços que não correspondiam aos valores reais das áreas.
“Dói muito no coração da gente isso. A gente ter uma coisa que já vem de séculos com a gente e perder essa coisa. É uma perda muito grande isso aqui. Dói muito. Eu vi meu pai, que é lavrador, não ter onde trabalhar. O pessoal que tava recebendo benefício de setecentos reais foi cortado há quatro meses. Tá sem nada. A coisa mais triste do mundo”, contou Botentuit.
Impacto
Entre os problemas encontrados, os representantes da comissão destacaram o impacto ambiental causado pela devastação do terreno abandonado, que ainda mostra os sinais do início de terraplanagem. A cidade de Rosário (MA), que fica a aproximadamente 18 km de Bacabeira, também já estaria sendo atingida pela erosão.
Caso a devolução dos terrenos seja concretizada pela Petrobras, um dos projetos para substituir a refinaria no local seria a instalação de um museu arqueológico construído com o material que foi extraído da área, a ser desenvolvido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Também acompanham a vistoria os deputados estaduais Fernando Furtado (PCdoB-MA), Wellington do Curso (PPS-MA) e Zé Inácio (PT-MA).




