O secretário municipal de Administração, Josenildo Marques Amado, está em Brasília, representando Araguatins no 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Durante o evento, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Josenildo participa de oficinas para orientar sobre a execução dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de gestão do Bolsa Família e sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (AcesSuas Trabalho).
Josenildo comentou que o encontro serve para que o governo federal conheça as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais.
O que é
Com a primeira edição realizada em 2012, o EMDS já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país. Organizado pela FNP e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a Dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes a mobilidade urbana, são alguns dos temas do encontro.
Oficinas
O ministério fará três encontros durante o evento, na quinta-feira, 9, para esclarecer a aplicação dos recursos dos programas sociais e, assim, agilizar o processo de repasse das verbas. A palestra sobre execução dos recursos no âmbito do Suas será apresentada pela Diretora Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social Substituta do MDS, Dulcelena Alves Vaz Martins.
“Iremos enfatizar o planejamento financeiro do governo federal contido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), além do plano de assistência social”, explica. Ela destaca que na medida em que as despesas são direcionadas para atender determinada finalidade, os serviços são melhorados e qualificados, beneficiando os usuários do sistema.






