Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Cisne Branco chega ao Itaqui e fica aberto à visitação

Noticias Relacionadas

O navio veleiro Cisne Branco U 20, construído pelo estaleiro Damen, na Holanda, por ocasião da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em Lisboa, atracou no Porto do Itaqui, em São Luís, neste sábado, 24, onde vai permanecer cerca de três dias.

A Capitania dos Portos do Maranhão informou que a embarcação, a exemplo do que acontece em outros portos, ficará aberta à visitação pública, nesta segunda-feira, 26, das 15h às 20h. Nas cinco horas de exposição, o público terá permissão de conhecer os principais detalhes da embarcação.

“O Maranhão tem uma tradição marítima muito grande e São Luís, é uma ilha; tudo isso faz com que toda a população tenha uma forte ligação com o mar”, declarou o comandante da Capitania dos Porto do Maranhão, o capitão de Mar e Guerra, Calmon Bahia.

O comandante disse que o Cisne Branco é muito importante porque faz com que tradições e história marítimas aflorem com a perspectiva de conhecer o único navio veleiro do país. “Quem visitar o navio vai ficar satisfeitíssimo, pois é uma embarcação é especial”.

O navio tem 76 metros de comprimento, 10,6 metros de largura e calado de 4,8 metros. Pode atingir a velocidade máxima de 10,7 nós, o equivalente a 19,8 km por hora quando usado motor a diesel e de 32,41 km/h quando movido a vela. A tripulação, além dos oficiais também conta com estudantes em treinamento.

A embarcação, que pertence à Marinha do Brasil, exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão, entre outras, é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais. Desde a sua construção, esteve em vários países e em portos nacionais, como Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e o de Santos (SP), tendo recebido aproximadamente mais de 125 mil visitantes.

O comandante da embarcação, capitão de Mar e Guerra, Renato Melo, diz que está muito feliz em atracar no Porto do Itaqui, na primeira estada do Cisne Branco no Maranhão, desde que foi lançado ao mar, há 10 anos. “Estamos regressando para o Rio de Janeiro, após participarmos das comemorações do bicentenário de independência da Argentina e Chile, participando das elas Sudamérica 2010, estamos por quase seis meses longe de casa”, informou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias