Para que não ocorra a penalidade de ter o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado, as prefeituras devem homologar até esta segunda-feira, 9, os dados da saúde referentes ao 6° bimestre de 2014 no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). O prazo encerrou no último dia 2 de março e a penalidade pode valer para o próximo decêndio do FPM, previsto para cair nos cofres públicos dia 10 de março.
De acordo com a Superintendência de Planejamento do SUS no Tocantins, 4 municípios biquenses ainda não apresentaram os dados. São eles: Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Itaguatins e Riachinho.
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) alerta os gestores para não percam a chance de envio dos dados até a próxima segunda-feira. “Ainda dá tempo de enviar as informações no programa do DataSus. Vamos evitar o bloqueio do recurso essencial à muitas gestões”, alertou o presidente da ATM, prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda. (Com informações de Victor Morais)