Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 13, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Março terá tardes com chuvas intensas em todo o PA

Noticias Relacionadas

Os primeiros 15 dias de março seguirão a tendência de fevereiro com tardes e noites chuvosas. A projeção é do 2º Distrito de Meteorologia (Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na última sexta-feira (27), a população de Belém teve uma mostra das chuvas que poderão cair no Estado.

O temporal de pouco mais de duas horas causado pela zona de convergência intertropical, uma espécie de faixa de nuvens que circunda o globo terrestre próximo à linha do equador, deixou milhares de pessoas ilhadas em suas casas, locais de trabalho e parou o trânsito da capital.

O coordenador do 2º Disme, José Raimundo Abreu, explica que a nebulosidade resultante do aglomerado de nuvens chamadas Cumulonimbus e o aquecimento da superfície do oceano Atlântico nas porções norte e leste explicam o temporal da sexta e as chuvas que deverão incidir sobre o Estado em março.

Abreu ressalta que o atual posicionamento da zona de convergência intertropical – sobre a faixa litorânea da zona do Salgado paraense – ainda deve trazer outros temporais similares a Belém, a cidades do nordeste paraense como Salinópolis, Marudá, Curuçá, além das regiões sudeste e oeste do Pará.

Na faixa litorânea a expectativa é de que chova mais de 300mm em março. Já no sudeste e oeste, especialmente nas cidades de Marabá e Santarém, os meteorologistas projetam chuvas que devem oscilar entre 250mm a 350mm.

Parte destas chuvas deve incidir sobre a capital e o interior já nos primeiros 15 dias do mês. ‘A expectativa é de céu encoberto a nublado com chuvas à tarde e à noite. No caso da região nordeste, a média deve ser de um dia de chuva para até no máximo três sem’, explica.

Em fevereiro, dos 28 dias do mês foram registradas chuvas em 24 deles. As precipitações foram consideradas ‘bem distribuídas’ pelo Inmet, com média entre 16 a 20 mm, atingindo a capital nos períodos da manhã e à noite.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias