Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TO ganha mais um grande empreendimento, com inauguração da subsidiária da Mitsubishi

Noticias Relacionadas

450O Tocantins acaba de ganhar mais um grande empreendimento. Foi inaugurada uma unidade de Transbordo de Grão da empresa Agrex do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Corporation, na semana passada, no pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul em Porto Nacional.

Orçado em cerca de R$ 25 milhões, o terminal poderá processar inicialmente 17 mil toneladas de grãos, que serão recebidos diretamente do produtor. Paulo Fachin, CEO da Agrex, diz que o objetivo do novo terminal é fomentar a atividade de origem de grãos da empresa.

O foco inicial é atender a produção de aproximadamente 60 agricultores da Bahia e do Tocantins, com estimativa de movimentar 250 mil toneladas e utilizar sua total capacidade, além da demanda gerada pelo escoamento de produtos agrícolas, que serão posteriormente exportados pelos portos da região Norte.

De acordo com o representante da Agrex, ter mais opções de escoamento é essencial para um país que, na última década elevou sua produção de grãos. “Em média serão transportadas por dia 7 mil toneladas, o que equivale a 80 vagões. Será uma operação mais limpa, segura, pois estamos estrategicamente localizados, uma vez que a proximidade com o produtor é essencial”.

Para o diretor administrativo, Vitor Loudero, a Agrex escolheu o Tocantins por considerar o Estado uma região que está em constante desenvolvimento. “Escolhemos Porto Nacional por atender a três pontos fundamentais, menor custo, menor tempo e elevado nível de serviço, ou seja, estamos mais próximos de nossos parceiros”, enfatizou Loudero.

Para Paulo Fachin, a empresa usará o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que já está em funcionamento e está localizado às margens do terminal no município de Porto Nacional. A Agrex atua como trading, comercializando grãos, além de ter lavouras de soja e milho nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Goiás.

Estiveram presentes na inauguração, Paulo Mendonça, Gerente de Incentivos e Atração de Investimentos, Eremilson Ferreira, Diretor do Desenvolvimento Econômico, ambos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, Paulo Fachin, CEO da Agrex do Brasil, Yoshinori Nagata da Mitsubishi Corporation, Otoniel Andrade, Prefeito de Porto Nacional, produtores rurais, comerciantes, entre outros.

 

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias