Deputada da Saúde, a vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro (PR), encabeça a luta pela construção de uma sala na Unidade de Radioterapia do Hospital Regional de Araguaína (HRA), para que abrigue o novo acelerador linear, equipamento usado para teleterapia. A parlamentar apresentou projeto em caráter de urgência nesta quinta-feira, 05, solicitando o espaço ao Governo do Estado.Luana também solicitou o conserto das peças do acelerador linear que está quebrado e, assim, impossibilita a realização dos exames para detectar o câncer.
“A falta do equipamento está prejudicando as pessoas que precisam do tratamento. O HRA é o único no Estado que faz radioterapia e todos sabemos que o que ajuda no tratamento é o diagnóstico precoce”, justificou a deputada. Luana considera imperativa a assinatura de um contrato com a empresa de manutenção do serviço para que os equipamentos possam ser usados para o trabalho.
HRA
O serviço de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína faz parte da estrutura denominada pelo Ministério da Saúde (MS) de UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. São atendidos, em média, 95 pacientes por dia, além de inúmeras consultas de primeira vez.
Hoje há somente um aparelho acelerador linear, através do qual é realizado o serviço de teleterapia, e um aparelho de branquiterapia. A lista de espera, segundo funcionários do Hospital, tem aproximadamente 130 pacientes no Sistema de Solicitação e Agendamento de Consultas e Procedimentos.
Dados
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014, na região norte do Tocantins seriam registrados mais de 20 mil novos casos da doença. No estado, o câncer de maior incidência nos homens é o da próstata. No ano passado, as estimativas eram de 410 casos novos da doença. Já entre as mulheres, em primeiro lugar está o câncer de mama seguido do câncer de colo de útero, que em 2014, a estimativa era de 360 novos casos.




