Com serviços inéditos no Pará, como a análise do nível de agrotóxicos em alimentos, e novos espaços para atender crianças e agentes do interior, foram inauguradas nesta quinta-feira (17) obras de ampliação e revitalização do Laboratório Central (Lacen), localizado na Rodovia Augusto Montenegro. Participaram da solenidade a governadora Ana Júlia Carepa, a secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comarú, e o diretor do Lacen, Kleyffson Miranda.
As autoridades visitaram as novas dependências do Laboratório, que dentro da diretriz do atendimento humanizado agora conta com espaços especializados, como o Lacen Kids, criado para atender crianças e adolescentes; o Lacen Café, uma sala de espera mais confortável, e o Lacen Atendimento aos Municípios, onde os agentes que vêm do interior do Estado serão recebidos, num espaço climatizado e com acesso ao cadastro de todas as amostras de vigilância epidemiológica e sanitária do Pará.
O Lacen passa a contar também com o CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento), destinado a portadores de HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, que poderão receber, logo após o resultado do exame, atendimento psicossocial e encaminhamento para tratamento nas unidades de referência. Um serviço que só é oferecido no Lacen da Bahia. O Pará é pioneiro na Região Norte a dispor desse serviço.
Outro espaço importante inaugurado é o Laboratório de Análises Ambientais, onde, entre outros procedimentos, será feita a análise de agrotóxicos nos alimentos. O serviço também inédito no Pará, porque antes os alimentos tinham de ser levados para outros Estados para que fosse feito o exame.
O Lacen também revitalizou a Ouvidoria, um instrumento disponível aos usuários para que possam fazer reclamações e tirar dúvidas quanto ao atendimento.
Remédios
Foram inaugurados ainda o Laboratório de Toxicologia, onde serão analisados os efeitos colaterais de medicamentos; o Laboratório Físico-químico, para análise da qualidade de medicamentos, e o Laboratório Microbiológico de Produtos, para investigar a presença de bactérias em alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes (como desinfetantes).
Como parte dos investimentos na área de saúde, o governo do Estado entregou oito motocicletas e uma ambulância para apoio às unidades da 1ª Regional de Saúde (que abrange os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará) e uma ambulância para o Hospital Regional de Salinópolis.
A secretária Silvia Comarú afirmou que o Estado também entregará um aparelho de ultrassonografia e um aparelho de raio-X para a URE-MIA (Unidade de Referência Materno Infantil), em Belém. Sobre a revitalização do Lacen, Silvia considera que “o laboratório está muito melhor do que muitos de alta qualidade e excelência no atendimento da rede privada de saúde na capital do Estado”.
O Laboratório colocou no ar o site www.lacen.pa.gov.br, pelo qual todos os pacientes do Estado terão acesso aos resultados de exames, eliminando uma das maiores reclamações dos municípios, que era a demora na entrega de resultados, principalmente os de exames epidemiológicos. (Ana Teresa Brasil)




