A artesã Edinalva Aguiar Coelho, de 29 anos, de Xambioá, fará sua primeira viagem internacional e espera trazer de volta conhecimentos para compartilhar com outras mulheres que, como ela, conquistam sua renda com a produção de biojoias e artesanato. Edinalva faz parte do projeto XambiArt, iniciativa fomentada pelo Programa ReDes, por meio de investimento do Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Votorantim Cimentos.
Edinalva irá à Colômbia a convite do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A instituição promoverá, de 6 a 15 de dezembro, a “Missão Tecnológica Colômbia”, que consiste em uma série de visitas técnicas a espaços culturais e artísticos, além de eventos e feiras de artesanato.
Para a artesã do XambiArt, a missão é uma oportunidade também abrir portas para o comércio internacional. “Foi uma surpresa esse convite, porque o nosso projeto é novo. Graças ao ReDes temos crescido e chamado a atenção de outros órgãos e entidades como o SEBRAE, que nos proporciona essa chance imperdível de aprender mais. Estou ansiosa e acredito que é um passo importante para nos desenvolvermos ainda mais, mirando também o mercado externo”, afirmou.
Experiência internacional
No cronograma de atividades da “Missão Tecnológica Colômbia” está a visita ao Museo del Oro, localizado em Bogotá, capital. Outras visitas serão feitas na Galeria Cano, que produz e comercializa joias em ouro em estilo pré-colombiano, além do Museum Botero, com peças do artista plástico colombiano Fernando Botero e de outros artistas latino-americanos, europeus e norte-americanos.
Ainda na programação de visitas na Colômbia, está a ida à Expoartesanías, uma das mais importantes feiras do setor na América Latina e que contará com centenas de expositores e compradores de vários países. A comitiva de artesãs visitará também a Escuela de Artes y Oficios Santo Domingo, instituição que oferece programas de treinamento de acordo com as modalidades técnicas para trabalhar nos comércios de madeira, couro, prata e bordados.
XambiArt
O empreendimento formado por 19 mulheres da região de Alto Bonito, em Xambioá, foi lançado há um ano como parte do Projeto ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim, BNDES e apoio da Votorantim Cimentos. A iniciativa envolve a produção de biojoias e artesanato a partir da utilização de elementos naturais provenientes da região do rio Araguaia como, por exemplo, barro, argila, coco e palha. O projeto visa estimular o desenvolvimento socioeconômico da região, bem como contribuir com a inclusão sócio-produtiva de mulheres por meio de capacitações, reuniões, confecção e comercialização de biojoias.
Para conquistar escala e ganhar potencial produtivo, capaz de atender a demanda, a proposta consiste na atuação com qualificação técnica da associação, implantação de estrutura operacional, definição de processos de gestão, fabricação e comercialização de produtos. Além disso, houve um investimento na construção da identidade visual dos materiais – de embalagens de produtos às peças de comunicação.
O lançamento do projeto Xambiart representou a primeira ação do Programa ReDes no Tocantins e recebeu investimento de R$ 500 mil reais para a estruturação do negócio. A expectativa de geração de receita para os próximos anos é de R$ 330 mil e a previsão é que 30 famílias sejam beneficiadas pelo projeto.




