O Hemocentro Regional de Marabá encerrou mais uma campanha de estímulo à doação de sangue, realizada de 24 a 28 deste mês, com o saldo de 349 coletas, atingindo a meta estabelecida. As doações vão suprir o estoque estratégico da unidade para atendimento transfusional em dezembro, quando normalmente a hemorrede brasileira enfrenta a redução no comparecimento de doadores, em função do período festivo e das férias escolares.
O Hemopa de Marabá realizou a campanha “Feliz de quem doa. Feliz de quem recebe. Doe sangue”, com o apoio de várias instituições parceiras. Para Fernando Monteiro, responsável técnico pelo hemocentro, a campanha obteve êxito pela solidariedade da população local e pelas parcerias firmadas. “Agradecemos pela adesão à campanha e pelas vidas que serão multiplicadas por esse simples e nobre gesto de doar sangue”, destacou o médico.
O hemocentro abastece a rede hospitalar da região, composta por 36 hospitais, instalados em 37 municípios. Segundo Fernando Monteiro, são realizadas por mês cerca de 600 transfusões.
Programação
De acordo com a assistente social da Gerência de Captação de Doadores, Roberta Duarte, a semana do doador começou no dia 24 com exposição de artes, informações sobre saúde, oferta de serviços de beleza e ações de entretenimento para os doadores. O Hemocentro de Marabá recebeu grupos de doadores da Associação Bíblica da Universidade, Exército e doadores convocados por cartas, telefonemas e pela mídia local. Durante a semana foram distribuídos aos voluntários lanches doados por parceiros.
A Unimed, parceira do hemocentro, enviou funcionários para doação, e o 23º Batalhão Logístico de Selva mobilizou os militares para a campanha. Também foi homenageado o Grupo Vida de Eldorado pela contribuição ao estoque de sangue do hemocentro.
Serviço
O Hemocentro de Marabá fica na Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n, entre as avenidas Hileia e Amazônia, no bairro Amapá. Fones: (94) 3324-1645 / 3324-1810 / 08002808118. Site: www.hemopa.pa.gov.br.




