Com o objetivo de ampliar o acesso à rede de assistência à saúde mental, a Prefeitura de Marabá vem realizando obras na área. Estão sendo instalados mais quatro leitos na Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM), que já está em funcionamento. A segunda fase de implantação dos leitos está prevista para ser concluída ainda no final deste ano.
Ângela Assunção, coordenadora municipal de Saúde Mental, explica que os novos leitos são de grande importância para o município, uma vez que os seis atuais não atendem apenas Marabá, mas a região. “Nós atendemos pacientes acometidos de transtorno metal, como também usuário de entorpecente, álcool e outras drogas”, complementa.
Ela ponderou, entretanto, que os leitos são para pacientes em surto, os quais ficarão internados por um período breve, de no máximo 72 horas. Depois de receber alta, o paciente será acompanhado pelos serviços especializados, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou voltar para os seus municípios de origem para serem acompanhados pelos centros de referências.
A coordenadora municipal de Saúde Mental lembra que os pacientes eram atendidos no Pronto Socorro do HMM, recebiam medicamentos e, em seguida, eram liberados. “Tinha pacientes que o Samu pegava cinco vezes, por semana, levava para o hospital, tinha que liberar e não tinha eficiência no tratamento”, lembra, ressaltando que com os leitos psicossociais houve uma melhora na assistência dada aos usuários.
A inauguração da primeira fase da Ala Psicossocial do Hospital Municipal, ocorreu no último dia 10 de outubro, Dia Municipal da Saúde Mental, com a entrega de seis leitos, que foram instalados por meio de convênio com a Vale. Ao total, serão 10 leitos psicossociais, tornando Marabá referência em saúde mental na região.




