Um projeto batizado de “Anjos do Rio” tenta amenizar a situação de degradação do Rio Tocantins, na área do Cais do Porto, em Imperatriz. A ideia é tentar diminuir o impacto dos esgotos despejados todos os dias nas águas do Rio Tocantins.
A imagem de poluição e degradação ambiental é o retrato da realidade nas margens do Rio Tocantins. O Cais do Porto, construído há pouco mais de quarenta anos, é prejudicado de forma direta com esta situação.
Este é um dos principais pontos para a economia de Imperatriz. É queno local é feito o transporte de parte das mercadorias que chegam e saem da cidade. E durante o período de veraneio, a movimentação aumenta ainda mais no Cais do Porto. Em média cinco mil pessoas passam pelo local durante o fim de semana.
O lixo jogado nas proximidades do cais é levado pelas forças naturais ou até mesmo pela ação do homem para o Rio Tocantins. O esgoto também é depositado sem tratamento no rio, deixando as pessoas que estão diariamente no local expostas a doenças.
A degradação ambiental é foco de vários projetos. Um deles é o “Anjos do Rio”, idealizado por Bosco Brito que tem como objetivo revitalizar a área do Cais do Porto.
Obras de canalização do esgoto que é despejado no rio estão sendo feitas, mas as obras não incluem o tratamento para diminuir o impacto ambiental. (iMirante)




