Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 14, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Oficina ressalta importância do autocuidado no tratamento da hanseníase

Noticias Relacionadas

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) reúnem profissionais de saúde de municípios do Bico do Papagaio na oficina de “Autocuidado e Introdução à Reintegração do paciente de hanseníase”, em Araguaína. A oficina se iniciou no último dia 21 de outubro e segue até o dia 23 de outubro, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Araguaína, das 8 às 18 horas.

Participam da oficina profissionais de Sítio Novo, São Miguel do Tocantins e Riachinho.

Segundo a gerente do Núcleo de Hanseníase do Tocantins, Maria Isabel Monici, incentivar criação de grupos de autocuidado nesses municípios e oferecer suporte técnico para o trabalho de reinserção dos portadores da doença no mercado de trabalho.

A fisioterapeuta da SESAU, Suen Oliveira Santos é uma das responsáveis pela oficina, que oferece orientações sobre habilidades e a capacidade laboral individual dos indivíduos em tratamento.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença contagiosa causada por uma bactéria e que é transmitida pelo contato prolongado com a pessoa portadora não tratada. Os primeiros sintomas são manchas vermelhas ou brancas, com perda de sensibilidade, em qualquer parte do corpo. A doença afeta a pele e os nervos e pode causar deformidades físicas se não tratada.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias