O ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) aparece em primeiro lugar na corrida ao Palácio Araguaia com 52,7% das intenções de voto ante 20,1% do governador Sandoval Cardoso (SD), o segundo colocado. Com 2,2%, o senador Ataídes Oliveira (PROS) vem em terceiro lugar. É o que mostra, na consulta estimulada, a primeira rodada da pesquisa SERPES publicada pelo Jornal do Tocantins, neste domingo, 17.
Com o resultado, Marcelo Miranda venceria ainda no primeiro turno. Juntando o desempenho de todos os outros 4 candidato na pesquisa, eles chegam 22,9%, pouco mais da metade de Miranda.
O levantamento, realizado entre 11 e 15 deste mês e que ouviu 801 eleitores de sete regiões do Estado, revela que, se as eleições fossem hoje, 18,4% dos eleitores ainda estariam indecisos; 4,4% anulariam o voto e 1,6% não votaria.
Com margem de erro de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa apontou ainda Joaquim Rocha (PSOL) com 0,5%; Luís Cláudio (PRTB) com 0,1%; e Carlos Potengy (PCB) com 0%.
O nome de Rocha, que teve sua candidatura rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), consta nos questionários respondidos pelos eleitores porque ele foi substituído por Eula Angelim depois da pesquisa ser registrada. Já Luís Cláudio, que também consta nos questionários, teve a chapa majoritária do seu partido indeferida pelo TRE (o caso ainda está sub judice).
Espontânea
Com 24,7%, Marcelo Miranda, da coligação A experiência faz a mudança, também ocupa o primeiro lugar na consulta espontânea, aquela em que os entrevistados não têm acesso aos nomes dos candidatos na hora de responder em quem votam. Em segundo lugar, com 9,2%, aparece novamente Sandoval, da coligação A mudança que a gente vê. Ataídes (0,7%) , da coligação Reage Tocantins, e Luiz Cláudio (0,1%) foram os outros citados.
Nessa amostra, 59,8% dos entrevistados demonstraram estar indecisos, 3,7% garantiram que anularão o voto e 1,6%, que não votará.
Rejeição
Considerando a margem de erro, Sandoval (13,7%) e Marcelo (11%) estão empatados tecnicamente no quesito rejeição. Na sequência aparecem Ataídes com 5,9%; Joaquim Rocha com 5%; Luís Cláudio com 4,7%; e Potengy com 4,5%. Já 62,7% dos eleitores afirmaram que não rejeitam ninguém e 6,2% não souberam responder.
Kátia em 1º e Eduardo Gomes em 2º pelo Senado
A pesquisa SERPES apurou também a intenção do eleitorado tocantinense sobre a disputa pela única vaga do Estado para o Senado. Candidata à reeleição, a senadora Kátia Abreu (PMDB) aparece em primeiro lugar com 45,9% da preferência dos entrevistados. Em segundo lugar está o deputado federal licenciado Eduardo Gomes (SD) com 14, 6%, seguido do deputado estadual Sargento Aragão (PROS) com 9,5%.
O levantamento estimulado apontou ainda que os candidatos Joel Matos (PRTB) e Ceiça (PCB) obtiveram, respectivamente, 0,7% e 0,5%, ao passo que Élvio Quirino (PSOL) ficou com 0%. Ainda de acordo com a consulta estimulada, 22,7% dos entrevistados se mostraram indecisos, ao passo que 5% garantiram que irão anular o voto e 1% que não votará.
Espontânea
A pesquisa espontânea pela disputa pela vaga de senador aponta novamente Kátia Abreu em primeiro lugar com 12,7%, seguida também por Eduardo Gomes com 3,9% e por Sargento Aragão com 1,6%. A amostra apurou ainda que Élvio Quirino e Ceiça foram mencionados por 0,1% dos entrevistados, enquanto Joel Matos não foi citado por ninguém. Nessa amostra, o número de indecisos é de 76,3%, sendo que 4,1% querem anular o voto e 1,1% não quer votar. (Com informações do Jornal do Tocantins)





