Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Casal de Altamira-PA é denunciado para justiça por escravizar bolivianos

Noticias Relacionadas

O Ministério Público do Pará (MPF) denunciou para a justiça um casal de empresários de Altamira por trabalho escravo. Fernando Darnich Yale Alvis, que é boliviano e mora no município junto com a sua esposa brasileira, Leila Moura de Yale, era donos do restaurante Panela de Barro e teria convencido outros dois bolivianos de Puerto Real a trabalharem no local. As vítimas foram trazida para o Brasil em fevereiro de 2013 com promessa de salário, moradia, alimentação e outros benefícios, mas foram enganados: no restaurante a jornada de trabalho chegava a 18h por dia, sem período de descanso ou horas de folga.

De acordo com o MPF, o casal foi preso no ano passado, mas teve liberdade provisória concedida pela justiça. Eles respondem ao processo em liberdade, com o compromisso de não deixarem o município e se apresentarem a um juiz da cidade mensalmente. Caso sejam considerados culpados, os Yale podem ter de cumprir até oito anos de prisão, além de terem de pagar multa pelos direitos trabalhistas dos bolivianos e outros dois funcionários do local, que não tinham carteira assinada.

Segundo um levantamento da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará, o restaurante Panela de Barro funciona desde 2011 perto do parque de exposições do município. O local teria cinco funcionários fixos, e capacidade para atender 160 pessoas. (G1 PA).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias