O Corpo de Bombeiros iniciou nesta sexta-feira (11) um monitoramento para verificar se o vazamento de óleo ocorrido na última quarta (9) atingiu as orlas de Outeiro e Mosqueiro, distritos de Belém. Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) constataram o vazamento de cerca de 300 litros de óleo na Baía do Guajará, depois do naufrágio de uma embarcação reboque da transportadora Transdourado, nas proximidades do Porto do Jacaré, no bairro de Val-de-Cães, em Belém.
Na próxima segunda-feira (14) uma equipe da Semma vai voltar ao local do acidente para realizar testes de balneabilidade para verificar o grau de contaminação nas praias próximas à capital. A Delegacia de Meio Ambiente apura o caso.
Nesta quinta (10) a Semma anunciou que a empresa deverá pagar uma multa de R$ 2 milhões, além de ter as atividades parcialmente suspensas. Caso o vazamento continue, será acrescentada uma multa de R$ 1 mil por dia, conforme prevê o Decreto Federal 6514/2008. O responsável da empresa tem o prazo de cinco dias para comparecer à Secretaria para prestar esclarecimentos.
O advogado da empresa informou que o vazamento só foi percebido na manhã desta quinta e todas as providências necessárias foram tomadas, mas que se tratava de uma pequena quantidade de combustível e o material já teria se dissipado no rio. A empresa ainda não sabe o motivo do naufrágio da embarcação. (G1 PA. Foto: O Libera).




