
Duas estações elevatórias de esgoto da Companhia de Saneamento do Tocantins, a Foz/Saneatins, vazaram nos últimos dias. As estações ficam em Palmas e os dejetos atingiram dois córregos da cidade. O primeiro caso foi registrado no último sábado (5), na estação que fica próxima à rodoviária. O segundo foi flagrado na estação da Quadra 303 Sul, na quinta-feira (3) da semana passada, mas a denúncia só foi feita nesta segunda-feira (7). Segundo a testemunha que fez a denúncia, o vazamento não parou durante os cinco dias.
No primeiro caso, os excrementos foram parar no córrego Água Fria, que é sazonal e estava seco. Um funcionário que estava no local e preferiu não se identificar disse que a limpeza já havia sido feita, mas o cheiro ainda era forte na manhã de segunda-feira (7). A Foz/Saneatins foi multada em R$ 120 mil por conta do caso.
No caso da Quadra 303 Sul, o vazamento foi identificado por um trabalhador de uma construção que fica próxima à estação de tratamento e que nao quis se identificar. Ele conta que o problema aconteceu entre os dias 3 e 7 de julho e o sistema de bombeamento só foi desligado cerca de 10 minutos antes da chagada da equipe de fiscalização da Guarda Metropolitana, por volta de meio-dia desta segunda-feira.
Foz/Saneatins
A Companhia de Saneamento do Tocantins afirmou, através da assessoria de comunicação, que desde sábado (4), quando foi informada do vazamento, mobilizou equipes para realizar a limpeza e apurar as causas do incidente. O trabalho está em fase de conclusão, segundo a Saneatins.
“Nesta época do ano, o Córrego Cipó seca totalmente no ponto atingido pelo vazamento, minimizando o impacto. Um dique foi construído para contensão e a limpeza foi realizada por dregagem, raspagem do leito e jateamento com água. Também foram coletadas amostras de água da parte mais baixa do manancial para garantir, via análise laboratorial, que a qualidade não foi alterada”, completou a assessoria de comunicação.
A empresa disse que investiga os motivos que podem ter causado a falha do sistema que alerta os operadores em casos de extravasamento. (G1 TO. Foto: Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas).




