Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apicultores de Dom Eliseu, PA, vão fornecer mel em sachê para escolas

Noticias Relacionadas

Assentamento tem 40 famílias produtoras de mel. (Foto: Coofamel / Divulgação)
Assentamento tem 40 famílias produtoras de mel.
(Foto: Coofamel / Divulgação)

Apicultores do assentamento Alto Bonito, em Dom Eliseu, no sudeste do estado, vão começar fornecer mel em sachê para a merenda escolar do município. A embalagem será feita em equipamento entregue neste fim de semana à Cooperativa dos Produtores de Mel de Dom Eliseu e vai facilitar o consumo do alimento na dose certa pelos alunos da rede municipal de ensino.

O recurso de R$ 42 mil foi repassado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) à prefeitura para aquisição da máquina. O equipamento vai complementar a estrutura de beneficiamento do mel já existente na cooperativa de Alto Bonito, localizada a 100 quilômetros da sede do município. O engenheiro florestal da Sagri Altevir Rezende representou o titular da secretaria, Andrei Castro, no ato de entrega.

O recurso liberado pelo governo do estado permitiu ainda a compra de 100 novas caixas apícolas e 100 quilos de cera aveolada. A presidente da cooperativa, Maria José Santos, informou que “graças ao apoio da Sagri e da prefeitura a apicultura está gerando renda na comunidade”. A apicultura é uma atividade economicamente viável e sustentavelmente correta, informou Altevir Rezende.

O assentamento Alto Bonito tem 40 famílias produzindo mel, das quais 35 são cooperadas e já fornecem para a merenda escolar. Os estudantes tomam o alimento na colher, mas a partir de junho cada um vai receber o sachê junto com a merenda. O mel é um alimento nutritivo que fornece vitaminas, minerais e outras propriedades que fazem bem à saúde.

A ação da Sagri incentiva o fortalecimento da cadeia produtiva do mel em Dom Eliseu, que produziu 3,5 mil quilos em 2013. Neste ano, a previsão é ampliar a produção para cinco mil quilos e concretizar a venda do produto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo informou o secretário municipal de Agricultura, Adalio Vitorino.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias