Alinhar informações, estreitar relacionamento, além de formar multiplicadores do Fomento Florestal, estes foram os principais objetivos do 1º Encontro dos Parceiros Florestais da UNF-MA, realizado nesta semana, na Suzano, em Imperatriz.
Durante o evento, aproximadamente 25 parceiros florestais, dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará puderam trocar experiências e ter mais informações sobre o Programa de Parceria Florestal (PPF) da empresa.
Luís Abreu, gerente do Programa na Suzano comentou que este é o primeiro de muitos encontros. “Pela primeira vez conseguimos reunir todos nossos Parceiros e discutir questões comuns e altamente relevantes como a matocompetição nos plantios florestais e Prevenção a Incêndios Florestais. Esta foi uma oportunidade ímpar de integração e de troca de ideias”.
O Encontro contou com temas referentes à silvicultura e, ao final do dia, o grupo visitou a fábrica com o objetivo de compreender “in loco” seu papel no processo produtivo da empresa.
Júnior Marzola, Parceiro Florestal Suzano do Estado do Tocantins e Secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins comentou que, enquanto Parceiro florestal da Suzano, se sente pertencente ao processo como um todo. “A Suzano é uma empresa séria, que resguarda a área produtiva, área ambiental e social e que nos deu a possibilidade de produzir eucalipto. Somos englobados no processo da silvicultura como atores principais deste cenário! não ficamos à margem deste processo.”
Parceria Florestal
O Programa Parceria Florestal é realizado em três modalidades: Renda Verde, para proprietários com até 15 módulos rurais (medida adotada pelo Incra), Invest Verde e Empreende Verde para propriedades com até 90 módulos fiscais. Nos três casos, a Suzano Papel e Celulose garante contratualmente a compra de um percentual mínimo da madeira produzida, sendo 95% para a modalidade Renda Verde, 70% de aquisição da madeira obtida no âmbito Invest Verde e 50% para a modalidade Empreende Verde. Em todas as modalidades as mudas para plantio e replantio são fornecidas pela Suzano a custo zero para o produtor, assim como a assistência técnica em todas as etapas da implantação florestal e manutenções até a colheita. Além disso, os produtores parceiros contam com o apoio da Suzano para realizar o planejamento do uso do solo de acordo com o órgão ambiental local e para a obtenção de licença de plantio, quando aplicável.




