Nesta terça-feira, 13, representantes da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA) e da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC), se reunirão com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), para discutir os débitos da instituição com as faculdades, por meio do Programa de Crédito Educativo (PROEDUCAR).
O secretário, Paulo Massuia, apresentou demonstrativos financeiros e que a SEDECTI tem buscado renegocia com alunos os valores devidos. Massuia afirmou que o objetivo é que todo o dinheiro recebido através dessa etapa da negociação seja destinado ao pagamento da dívida com as faculdades, para então, liberar novos créditos.
PROEDUCAR
O PROEDUCAR tem o intuito de financiar parcialmente os cursos de graduação de estudantes carentes matriculados em Instituições de Ensino Superior não gratuitas no Tocantins, podendo financiar até 85% do valor da mensalidade, calculados a partir da renda mensal do grupo familiar apresentada pelo candidato no ato do processo seletivo. As Instituições oferecem um desconto de 20% no valor do restante da mensalidade, cabendo ao beneficiário pagar somente uma pequena diferença.
O PROEDUCAR foi lançado em 2004 e 18 instituições aderiram ao sistema de financiamento. Desde então, o programa já beneficiou mais de cinco mil estudantes carentes no Estado. Somando os valores dos créditos oferecidos em todos os editais, os investimentos chegam a R$ 51,4 milhões.




