Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Polícias Militar e Civil reprimem tráfico de drogas em Belém

Noticias Relacionadas

Uma ação conjunta das Polícias Militar e Civil surpreendeu os moradores do bairro do Barreiro na manhã desta terça-feira, 4, na capital paraense. Um efetivo de 260 PMs, com reforço de policiais civis, ocupou por mais de quatro horas o bairro, dando continuidade à Operação “Força pela Paz III”.

A operação recebeu o apoio dos moradores, que acompanharam o trabalho policial. Até pela internet, a população se manifestou favorável à operação. “Ações iguais a esta, com certeza, desestabilizam o crime e fortalecem a nossa esperança em um dia melhor, pois só assim poderemos nos dirigir, sair de nossa casa, e sentirmos que estamos seguros”, afirmou uma das moradoras da área em um comentário virtual.

A ação teve o objetivo de coibir o avanço da criminalidade no Barreiro, bairro que figura entre as maiores estatísticas de ocorrências de delitos. Durante a revista na área foram presos 42 suspeitos, incluindo nove mulheres e quatro adolescentes.

A tropa entrou em ação no Barreiro tendo à frente o comandante Geral da PM, coronel Augusto Leitão. No efetivo havia militares do Comando de Missões Especiais (CME), do Comando de Policiamento da Capital (CPC), do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) e alunos do curso de Formação de Sargentos.

Ação rigorosa

As inspeções nas casas e vias de difícil acesso foram acompanhadas pelo coronel Leitão. “Nosso objetivo é combater o tráfico de drogas, por ser esse tipo de crime um dos motivadores de outros delitos graves, como roubos e sequestros, realizados em geral sob grave ameaça à vítima, e em muitas vezes resultando em homicídios e latrocínios. Portanto, onde estiverem essas pessoas, agiremos com rigor para coibir e prevenir esses delitos e trazer mais segurança às famílias que residem nessas localidades”, ressaltou o comandante.

A entrada dos policiais no Barreiro resultou na apreensão de várias substâncias entorpecentes, como maconha prensada e embalada, duas pedras de oxi (das quais podem resultar cerca de um quilo de cocaína), 75 petecas de pasta base de cocaína, diversas “trouxinhas” de pasta base de coca, seis sacos grandes com pasta base congelada (encontrada em uma geladeira) e um saco contendo aproximadamente 1,5 kg de substância em pó semelhante à cocaína.

A polícia apreendeu em poder dos traficantes um veículo Fiat Punto, um Ibiza e uma motocicleta CG Titan. Os policiais encontraram ainda um revólver calibre 38, 16 ataduras utilizadas para ocultar a droga em disfarces como “ferimento com gesso”, um televisor pequeno, igual ao utilizado para videomonitoramento, um notebook, dois telefones celulares, cinco frascos com perfumes, duas balanças de precisão e outros materiais.

A operação “Força pela Paz III” foi precedida por minucioso trabalho de apuração, realizado por agentes de segurança pública, considerando dados estatísticos, denúncias recebidas pela Central do Serviço Disk Denúncia 181 e investigações dos Serviços de Inteligência das Polícias Militar e Civil.

Os policiais encontraram uma bolsa com vários documentos pessoais e cartões de crédito, além de uma pasta com vários talonários de recibos, com nomes de pessoas que devem aos traficantes, cujas identificações serão investigadas. Foram encontrados ainda R$ 720,50, entre cédulas de pequeno valor e moedas.

A ação policial foi concluída por volta de 14h. As pessoas presas durante a operação foram apresentadas à Polícia Civil na Delegacia do Marco, onde o delegado Éder Mauro, titular do Grupo de Policiamento Metropolitano (GPM), já indiciou 29 por tráfico de drogas. O delegado Geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, acompanhou a ação policial.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias