Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, janeiro 19, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Combate a queimadas e incêndios no TO recebe reforço do Serviço Florestal Americano

Noticias Relacionadas

O combate a queimadas e incêndios florestais exige uma formação continuada de brigadistas e equipes de manejo e apoio. Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com o Serviço Florestal Americano (USFS, na sigla em inglês), deu início nessa segunda-feira, 7, a um curso de capacitação com o tema “Liderança no Combate a Incêndios”. O treinamento acontece até o dia 11 de abril, no Parque Estadual do Lajeado.

O curso é composto por aulas práticas e teóricas voltadas para técnicos, gerentes de parque e brigadistas de órgãos que atuam no controle e combate de queimadas florestais no Tocantins. “Nesse treinamento estão presentes as pessoas mais capacitadas do Estado para disseminar práticas mais eficientes de combate ao fogo em suas regiões de atuação”, destaca Rubens Brito, diretor de Meio Ambiente da Semades.

Participam do treinamento técnicos da Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio, brigadistas indígenas dos povos Xerente e Javaé.

Liderança
O objetivo do curso é aprimorar a capacidade de liderança dos brigadistas nas situações adversas enfrentadas durante o combate a incêndios. “Esse é um ambiente complexo que é influenciado por diversos fatores naturais e humanos. Por isso, é preciso formar bons líderes que tenham agilidade para avaliar as condições e conduzir as equipe em segurança para os locais de queimadas”, explica Matt Carroll, instrutor-brigadista do USFS.

O USFS atua há cinco anos em 13 estados brasileiros oferecendo cursos de capacitação em incêndios florestais, em parceria com a ONG Aliança da Terra do Mato Grosso. No Tocantins, o curso faz parte das ações Projeto Cerrado-Jalapão, de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais. O projeto é desenvolvido por diversos parceiros, dentre eles o Ministério do Meio Ambiente do Brasil e a Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ)

 

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias