A via de acesso às balsas que fazem a travessia do rio Moju está sendo asfaltada, para facilitar o embarque de caminhões, veículos de passeio e pedestres. Segundo o representante da empresa responsável pelo serviço, Raimundo Souza, mais de 20 homens trabalham na melhoria da via, e já colocaram asfalto em quase 800 metros, “sem atrapalhar o deslocamento dos veículos.”
O tráfego na área, que já vinha fluindo nos últimos dias, na manhã deste domingo (30) ficou lento devido à maré baixa, que prejudicou a navegação de uma das balsas.
Segundo Rosimar Borges, gerente de Transportes da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), a travessia vem priorizando os passageiros – principalmente mulheres acompanhadas de crianças – e ambulâncias. Uma das balsas usadas na travessia é a Maringá III, que tem capacidade para oito caminhões pesados, dois ônibus, 16 carros de passeios, 22 motocicletas, além de passageiros.
O governo do Estado mantém no local uma equipe de servidores da área da segurança pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito), acompanhando o embatque desembarque. A agente de Trânsito Karina Aleixo, do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), informou que agentes de fiscalização fazem uma triagem na fila de veículos, “observando as necessidades e urgências”, a fim de definir as prioridades no embarque. Segundo ela, o mesmo serviço é realizado na outra margem do rio Moju, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito de Moju (Demutran). (Maísa Portal)




