Com o tema “Água e Energia – responsabilidade socioambiental”, o seminário da 5ª Semana Estadual da Água será realizado nesta terça-feira, 18, no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). A programação será iniciada às 8h30 e contará com palestras, painéis e debates com foco nos desafios para alinhar a gestão dos recursos hídricos com a geração de energia.
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), se houver um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo, nos próximos 16 anos, a demanda por água aumentará em até 20%, só na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis. “O aumento na geração de energia tende a sobrecarregar muito o uso de água. A missão dos órgãos públicos e da sociedade como um todo é descobrir formas de equilibrar essa relação”, defende Aldo Azevedo, diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Conforme Azevedo, o seminário é uma oportunidade para que a população inicie essa discussão no Tocantins. Esse será o tema da palestra de abertura, que será ministrada pelo diretor de Energia da Federação das Indústrias de São Paulo, Décio Michellis Júnior.
Painéis
Na parte da tarde, dois painéis tomam conta da programação. O primeiro aprofunda o tema do seminário, com enfoque na responsabilidade socioambiental. Dentre os participantes está o médico e doutor em Educação, Apolo Henriger Lisboa, conhecido nacionalmente por ser idealizador de “Projeto Rio das Velhas”, de mobilização social e recuperação de sub-bacia da Bacia do Rio São Francisco.
O segundo painel será sobre projetos de pesquisa em recursos hídricos, com exposição dos pesquisadores que foram contemplados no 1º Programa de Pesquisa em Recursos Hídricos. Os pesquisadores receberam R$ 100 mil, do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para desenvolverem seus trabalhos.




