Em Tucuruí, no sudeste do Pará, a cheia do rio Tocantins já desabrigou 15 famílias. A situação no município é de alerta. O nível do rio deve subir ainda mais nos próximos dias por causa da chuva.
O bairro da Matinha, que fica na parte baixa da cidade, foi um dos primeiros a serem atingidos pela enchente. No cais, a água já invadiu uma rua.
Cerca de 15 famílias foram transferidas para abrigo públicos. A dona de casa Ana Cleide reclama dos prejuízos que tem com a cheia. “Os prejuízos são muitos. Tudo que a gente compra todo ano tem que sair, todo ano escangalha”, afirma a dona de casa.
O rio Tocantins atingiu o nível de alerta, que é de 10 metros. De acordo com os dados coletados pelo setor de estudo e análise da operação da Eletronorte, a água deve subir ainda mais nos próximos dias devido o aumento das chuvas na região.
O reservatório da usina já está quase atingindo a cota de segurança, que é de 74 metros. Para manter esse nível, todo o excedente de água é jogado no Tocantins através do vertedouro da hidrelétrica, que já esta com todas as comportas abertas, causando as enchentes.
A Defesa Civil do município diz que a situação é de alerta. “O nível do rio deve ser, mais ou menos igual ao de 2010, nos preocupa porque foi alto. Já estamos arrumando tudo para receber as famílias que estão perdendo o direito de estar nas suas casas”, afirma Nádia Coelho, da Defesa Civil.




