Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINS: 536 empresas são autuadas por descumprir normas de segurança

Noticias Relacionadas

No ano passado, de 1.340 inspeções, com 48.990 trabalhadores alcançados, 536 empresas foram autuadas no Tocantins, por desrespeitarem as normas de segurança e prevenção de acidentes de trabalho, de acordo com as informações do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho (SFIT), regulador das ações na área de saúde e segurança do trabalhador. Com base nas estatísticas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o maior número de ocorrências está na indústria da construção civil, com acidentes em escavações, trabalho com energia elétrica, quedas de altura, ou desmontagem de andaimes, cada vez mais perigosos e inadequados.

Rodrigo Ramos do Carmo, auditor fiscal do trabalho, esclarece que as ações da fiscalização contribuem para a redução dos acidentes e “os números que realmente interessam são: a quantidade de fiscalizações e a quantidade de trabalhadores alcançados”, lamentando que os números de 2009, comparados com os de 2008 aumentaram de 360 para 536 autuações.

Para Nuccia Raquel Barbosa Rodrigues, gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Palmas (Cerest), acidentes podem ser decorrentes da atividade profissional, e pode ocorrer durante o desempenho da função ou no caminho entre a residência do trabalhador e seu local de trabalho.

Memória

Em comemoração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho,será realizada hoje, em vários pontos da cidade abordagens a diversas pessoas que seguiam para o trabalho, ocasião em que foram distribuídos kits contendo camisetas, folders, canetas, chaveiros, cartilhas tudo para conscientizá-las da necessidade de colaborar com as medidas de prevenção e evitar os acidentes do trabalho.

Mesmo que oportuna a iniciativa, a realidade é que os laudos de posse das autoridades do Ministério do Trabalho em Palmas, revelam que o fator que mais contribuiu para a ocorrência dos acidentes deve-se à negligência dos empregadores e ou, a recusa em se cumprir as normas. (A.G. – Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias