“Essa é apenas a aprovação da proposta que inicia as discussões para uma possível encampação da FABIC pela UNITINS, a FABIC continua funcionando exclusivamente com o pagamento das mensalidades”, disse a diretora geral da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC), Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro, preocupada com o andamento da faculdade, após votação unânime pelo Conselho Curador da instituição da proposta de receber uma comissão da UNITINS para discutir os termos de encampação. A reunião do Conselho Curador ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30, no Núcleo de Ciências Jurídicas da faculdade e contou com a presença de sete membros do Conselho, além do presidente Leônidas Chow Castilho, e do Promotor de Justiça, Paulo Sérgio Ferreira de Almeida.
Na reunião, o presidente do Conselho apresentou termos de encampação solicitados pelos funcionários administrativos e acadêmicos. Entre as propostas, do administrativo, efetivação junto ao Estado, e dos acadêmicos, melhorias nos estágios, e permanência da faculdade em Augustinópolis.
A diretora geral, ao falar do seu voto, destacou que seu posicionamento representava a vontade da maioria da comunidade acadêmica, consultada através de uma pesquisa realizada nos últimos dias. “O meu voto é o voto de todos os funcionários e acadêmicos. Como representante da FABIC sou a favor de recebermos a comissão da UNITINS para discutirmos os termos da encampação”, destacou.
Outro assunto muito discutido no encontro, diz respeito ao não pagamento das mensalidades pelos acadêmicos, o que já vem gerando alguns problemas para faculdade. “Volto a dizer que temos que deixar claro que esse é um processo que, depois de iniciado, levará tempo para que seja completamente concluído. Então, é importante que os alunos tenham consciência de que devem continuar pagando as mensalidades para que a FABIC continue funcionando”, disse o presidente do Conselho, professor Leônidas Chow.
O presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (AMBIP), Auri-Wulange Ribeiro Jorge, membro do Conselho Curador, destacou que estará em Palmas onde levará a decisão do Conselho e, o mais breve possível, terá uma resposta da UNITINS.
No final do encontro, foi montada uma comissão para discutir os termos e se reunir com a comissão que virá da UNITINS. Ficaram na comissão a diretora geral Ana Maria da Costa Teixeira, o presidente do Conselho, Leônidas Chow Castilho, e mais cinco representantes da comunidade acadêmica.




